Conferência discute políticas públicas para pessoas com deficiência

Publicada em 22/05/2017 às 19:50

Durante toda esta segunda-feira (22), representantes da sociedade civil e autoridades participaram da XI Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada na Cúria Diocesana de Jundiaí. Além de discutir políticas públicas voltadas ao tema, o evento marcou a eleição dos oito representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) no biênio 2017-2019.

No discurso de abertura, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância da adesão dos interessados à Conferência, uma prova de que o Conselho Municipal está no caminho certo. “A participação coletiva enriquece qualquer discussão e é muito gratificante ver este auditório lotado. Tenho muita confiança no trabalho do Marco Antonio (assessor municipal da área), que sempre participou das discussões sobre as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Jundiaí”, disse.

O prefeito ressaltou que o evento tem um papel fundamental na construção dos projetos para o biênio 2017-2019, especialmente porque o País inteiro, não só o município, vive um momento no qual os investimentos precisam ser priorizados. “A Conferência desempenha um papel crucial uma vez que são identificados os avanços que precisamos alcançar na construção de uma política que seja de Estado, e não de governo”, pontuou.

O assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, lembrou que o CMPD, que tem caráter consultivo e deliberativo, é um dos principais responsáveis pelas conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos. “Por isso, é fundamental que as pessoas saibam da sua existência e participem das discussões. Todos temos que assumir as nossas responsabilidades no fomento à criação de políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, disse.

De acordo com o assessor, o evento foi muito positivo. “Cumprimos a meta de eleger os conselheiros, que já apresentaram suas propostas em três eixos: transporte e acessibilidade; assistência social e saúde; e educação, cultura e esportes”, afirmou. As propostas serão levadas para as reuniões ordinárias do Conselho, que vai trabalhar em parceria com a Administração para implementá-las.

Os conselheiros escolhidos para o próximo biênio são Ivanilde Oliveira de Jesus, Nilo Novaes e Camila Mascarin (representando os movimentos de pessoas com deficiência); Marissa Turqueto (Centro de Reabilitação Jundiaí), Gilson Modesto (Instituto Luiz Braille) e Heloísa Alcântara Rosa (Apae) – representando as prestadoras de serviços; Antonio Zeber Filho (Sindicato dos Metalúrgicos); além de um representante que será indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/22/conferencia-discute-politica-publicas-para-pessoas-com-deficiencia/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br