Fórum destaca o papel do técnico nas habitações de interesses sociais

Publicada em 16/05/2017 às 09:45

Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) promove um evento dedicado a estes profissionais e demais técnicos com atuação em habitação de interesse social. O “I Fórum Sobre Atuação em Trabalho Social”, que será realizado nesta quarta-feira, 17, no Auditório Elis Regina, tem por objetivo instrumentalizar os profissionais sociais sobre a importância da efetivação de ações envolvendo programas sociais oriundos de repasses e financiamentos de parcerias do governo federal com os poderes públicos municipais.

Participarão do evento profissionais das Prefeituras de municípios que integram a Superintendência Regional da Caixa (Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato, Atibaia, Mairiporã, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Amparo, Itatiba e Bragança Paulista), assim como técnicos sociais e assistentes de projetos sociais da Caixa Econômica Federal. Na ocasião serão tratados temas como: Elaboração de Projetos Sociais, Diagnóstico Social, Atuação no Pós-Ocupação e Intervenções Intersetoriais.

“Quando um empreendimento habitacional de interesse social é viabilizado, o trabalho técnico social é de extrema importância, porque não basta apenas entregar a casa às famílias. O técnico social é quem promove a conscientização dessas famílias e age na intersetorialidade para integrá-las a uma nova realidade, promovendo a adaptação dessas pessoas em um novo espaço”, destaca a diretora do Departamento de Ação Social da FUMAS, Clayde Almeida, lembrando a importância do diagnóstico sócio-territorial a partir da publicação da Portaria 21, que instrumentaliza o trabalho social.

“O Fórum é um momento muito importante de troca de experiências e resulta em uma força de trabalho social, pois as Prefeituras têm muitos problemas em comum quanto à pós-ocupação dos empreendimentos habitacionais de interesse social e ao trabalho de urbanização. Como cada órgão equaciona esses problemas de acordo com cada intervenção, esta troca das experiências vividas é muito positiva para todos os municípios”, acrescenta.

Programação

Na parte da manhã, o evento será conduzido por Edvaldo José Sant Annna, assistente de Projetos Sociais Sênior e professor universitário em Ciências Sociais. Edvaldo tratará sobre o tema “Elaboração de Projetos Sociais e Diagnóstico Social”. Já na parte da tarde, será a vez da assistente social Sandra Paula Daura falar sobre “Diagnóstico em Projetos Sociais e Atuação no Pós-Ocupação”.

SERVIÇO

I FÓRUM SOBRE ATUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL
Data: 17/05/2017 – Das 9h30 até 16h30
Local: Auditório Elis Regina – Complexo Argos
Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Centro, Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/16/forum-destaca-o-papel-do-tecnico-nas-habitacoes-de-interesses-sociais/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br