Banco de Leite Humano orienta sobre doações

Publicada em 16/05/2017 às 10:20

Mais do que um gesto solidário, a doação de leite materno pode significar a continuação da vida para milhares de recém-nascidos. Apesar de sua importância, nem toda mãe que está na fase de amamentação e tem leite excedente sabe como fazer para doar. O processo é muito simples. O Banco de Leite Humano de Jundiaí ensina como fazer a ordenha e retira o leite na casa da doadora. Basta realizar um cadastro e seguir as orientações abaixo, determinadas pelo Ministério da Saúde.

O leite doado em Jundiaí é utilizado para amamentar os recém-nascidos que estão na UTI Neonatal dos diversos hospitais da cidade, principalmente no Hospital Universitário (HU). Hoje são utilizados por semana cerca de 5 litros de leite humano e a coleta é de 3 litros. Ou seja, um déficit de 2 litros por semana. Por esta razão, a doação de qualquer quantidade é importante.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. As mulheres interessadas em doar leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, no telefone 0800-178155.

 Confira os cuidados necessários para que o leite possa ser utilizado para doação:

Frasco de armazenamento

Separe um vidro de boca larga com tampa (tipo maionese ou café solúvel), retire o rótulo. Coloque o frasco e a tampa numa panela com água, cobrindo-os completamente. Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Depois é só fechar o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

Cuidados com a higiene para iniciar a coleta

Cubra os cabelos com uma touca ou lenço e coloque uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca. Lave bem as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque as mãos e as mamas com uma toalha seca e limpa.

O local certo para retirar o leite

Escolha um local confortável, limpo e tranquilo. Forre a mesa onde irá colocar o frasco e a tampa com um pano limpo. Evite conversar durante a retirada do leite.

Armazenamento do leite

Após a coleta do leite, anote na tampa a data e a hora. Guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado. Se o frasco não ficou cheio, pode completá-lo em outro momento, desde que o leite seja retirado em copo de vidro higienizado conforme o frasco. Coloque o leite extraído sobre o leite congelado. Guarde imediatamente no freezer ou congelador.

Quando o vidro estiver completo, informe o Banco de Leite. Se em 10 dias após congelar o primeiro leite o frasco não estiver completo, não tem problema, acione o Banco de Leite, pois qualquer quantidade é importante.

É válido lembrar que antes de ser ofertado ao bebê, o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade.

Assessoria de Imprensa Hospital Universitário



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/16/doar-leite-e-doar-vida/
Leia mais sobre , , , , ,

Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br