Maio Amarelo: crianças recebem orientação sobre segurança no trânsito

Publicada em 08/05/2017 às 16:35

Cerca de 110 alunos da Emeb Marcos Gasparian participaram nesta segunda-feira (08), no Parque da Uva, de uma ação pela educação infantil em segurança viária. A atividade, que faz parte do “Movimento Maio Amarelo”, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Mapfre. Batizado de “Na Pista Certa”, o programa segue até o dia 20 e, ao todo, vai contemplar 2.140 crianças de sete escolas municipais.

Durante a ação, os alunos assistiram a uma apresentação teatral com conteúdo formado por orientações sobre segurança viária, tais como a importância de andar pelas calçadas, do atravessar na faixa de pedestres e de não fazer uso do celular enquanto estiver dirigindo. “Conceitos simples, mas muito importantes, como olhar para os lados e o uso do cinto de segurança, também foram abordados”, destacou Juliana Maia, responsável pelo Departamento de Educação e Estatística da Unidade de Mobilidade e Transporte.

As crianças também aprenderam o significado das cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho) e tiveram a oportunidade de participar de uma atividade prática em uma minipista montada pela Fundação Mapfre. “O trabalho tem sido focado no incentivo ao uso das bicicletas e também na caminhada. Por isso a atividade escolhida envolveu uma bicicleta e faixas de trânsito. Quando as crianças atingirem a idade para se tornarem motoristas elas já irão receber as orientações pertinentes”, explicou Juliana.

A representante da UGMT destacou, ainda, o reflexo positivo que a atividade vai gerar no curto e longo prazo. “As crianças atuam como ‘fiscais’ dos pais e isso é relevante. Além disso, muitas levam para casa conhecimentos que os próprios pais às vezes não têm sobre educação no trânsito”, pontuou.

No fim da atividade, os alunos responderam a um teste simples sobre segurança no trânsito como forma de avaliar a compreensão do conteúdo apresentado durante o programa. A população também poderá participar do “Na Pista Certa” nos dois próximos sábados (13 e 20), dias em que a atividade será aberta ao público.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/08/maio-amarelo-criancas-recebem-orientacao-sobre-seguranca-no-transito/
Leia mais sobre , , , ,