Saúde realiza 1º Mutirão de Prevenção ao Glaucoma

Publicada em 05/05/2017 às 18:37

Estima-se que aproximadamente 12 mil pessoas em Jundiaí sofram de glaucoma, uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo.

Os números levantaram um alerta para que a Unidade de Gestão em Promoção de Saúde (UGPS) em parceria com o Instituto Luiz Braile realize no dia 26 de maio (Dia Nacional de Combate ao Glaucoma), das 8h às 18h, na sede da entidade (avenida Doutor Sebastião Mendes da Silva, 539 – Anhangabaú), o 1º Mutirão de Prevenção ao Glaucoma.

Durante a ação, será realizada uma avaliação médica para detectar esta parcela da população que já apresenta sintomas da doença, porém desconhece. “Os pacientes que forem diagnosticados serão encaminhados para que recebam o devido tratamento. Hoje, o Ministério da Saúde disponibiliza o colírio, medicamento indicado para o tratamento e que provoca a diminuição da pressão intraocular”, explica o presidente do Luiz Braile, Antônio Finati Pacheco.

Por ser silencioso, a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica, que pode levar à cegueira.

Levantamento inédito feito pela Sociedade Brasileira de Glaucoma revelou que 80% dos doentes só buscam ajuda de um profissional após perceber algum tipo de problema, como vista borrada, perda da visão, olhos vermelhos ou desconforto. “Esperamos que a população aproveite esta oportunidade para participar do mutirão”, orienta o gestor de Saúde, Vagner Vilela. “Como qualquer outra doença, quanto antes diagnosticada melhor”, alerta ele.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/05/saude-realiza-1o-mutirao-de-prevencao-ao-glaucoma/
Leia mais sobre , , , ,

Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br