Conscientização é a saída para diminuir os acidentes de trabalho

Publicada em 28/04/2017 às 19:09

A declaração foi feita pelo perito médico e mestre em Saúde Ocupacional, José Trad Neto, que nesta sexta-feira (28), falou sobre “O trabalho e os óbitos ao longo do tempo”, durante o evento que lembrou todas as vítimas de acidentes de trabalho. Promovido pela Unidade de Gestão em Promoção de Saúde (UGPS), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o assunto reuniu profissionais da saúde no anfiteatro do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

“Precisamos pensar a medicina ocupacional como preventiva e não medidora de diagnósticos de acidentes ou doenças de trabalho. Somente assim conseguiremos despertar a conscientização de medidas básicas que tanto o empregado como o empregador podem tomar para diminuir o atual cenário”, alerta.

Segundo o coordenador executivo da unidade, Tiago Texera, este evento, que acontece anualmente, tem como objetivo principal a reflexão sobre quais caminhos estão sendo tomados para que a medicina ocupacional exerça a sua real função. “Para mudar a nossa realidade é necessário adotar medidas de segurança para o empregado, assim como propagar a importância de um ambiente de trabalho saudável que garanta a saúde ocupacional”, diz ele.

De acordo com o gerente do Cerest de Jundiaí, Severino Soares da Costa, o órgão busca atender a saúde do trabalhador de forma integral, apoiando as investigações de maior complexidade, capacitando a rede de saúde, formulando políticas públicas, entre outras ações. “Nossa função é, acima de tudo, reabilitar os agravos e doenças desencadeados por conta da relação do indivíduo com o ambiente de trabalho em que atua”, finaliza.

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/04/28/conscientizacao-e-a-saida-para-diminuir-os-acidentes-de-trabalho/
Leia mais sobre , , , ,