Teve início nesta segunda-feira (24), nova fase de vacinação contra Influenza

Publicada em 24/04/2017 às 19:38

Chegou a vez das gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses a 4 anos serem imunizadas contra a Influenza. O novo grupo de cobertura começou a receber a vacina nesta segunda-feira (24), de acordo com calendário estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Para este público, a expectativa da Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS) é imunizar 4.054 gestantes, 21.392 crianças e 666 puérperas. Segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, além do impacto epidemiológico, novos estudos mostram que o vírus Influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. “Portanto, ao tomar a vacina, você não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte”. Outro ponto é de importância social, já que, ao tomar a vacina, a pessoa diminui a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido ao redor.

As doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto.

Balanço
Maria do Carmo lembra que a vacinação continua para os demais grupos considerados de risco (idosos e profissionais de saúde). A meta da UGPS é imunizar até o fim da campanha, que prossegue até 26 de maio, 90% de cada um dos grupos.

Neste sentido, de acordo com o último balanço realizado em Jundiaí, foram aplicadas 649 doses em trabalhadores da saúde, o que representa uma cobertura de 6,99% e 9.190 doses em idosos e cobertura de 18,26%.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/04/24/teve-inicio-nesta-segunda-feira-24-nova-fase-de-vacinacao-contra-influenza/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br