Defesa Civil recebe alunos da Unicamp para aula prática

Publicada em 19/04/2017 às 18:12

A Defesa Civil de Jundiaí, acompanhada por representante da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, recebeu, nesta quarta-feira (19), os alunos do curso de geologia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – para aula prática em área de risco de deslizamento de terra na cidade. Este é o quinto ano que a atividade ocorre.

Liderados pelo professor Alfredo Borges de Campos, os 19 alunos conheceram as características físicas do bairro Jardim Tamoio, onde puderam vivenciar como são feitos os trabalhos de prevenção de acidentes, consequentes dos desastres naturais.

“Já temos experiência acumulada aqui da cidade, uma vez que este é o quinto ano que ministramos essa aula prática, neste local. Nosso objetivo é capacitar os alunos quanto à prática da elaboração de levantamentos técnicos, ensinados em sala de aula”, explicou o professor Campos. “Identificar as evidências de movimentação do terreno, debater sobre as medidas estruturais para a mitigação de riscos, confeccionar mapas, coletar dados e interagir com os munícipes são exemplos clássicos de nosso plano de aula da disciplina geologia urbana”, completou.

Para o coronel-PM Mauro Minoro Takara, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, a atividade tem trazido bons resultados, não só aos alunos, mas também ao município.

“Trata-se de uma parceria que tem oferecido benefícios a todos os envolvidos. De um lado, os alunos se capacitam quanto à prática daquilo que aprenderam em sala de aula; e, de outro, nós recebemos, por meio de relatórios acadêmicos, informações importantes, que subsidiam nossas ações”, disse o coronel Minoro, enfatizando que foi do segundo grupo de alunos dessa universidade que veio o interesse da Defesa Civil em contratar um deles, Bruno Rocha, como geólogo estagiário e que hoje, já diplomado, continua no órgão.

Avaliação
A aula prática é avaliada pelo professor Campos como sendo um material de aprendizado e não como levantamento técnico, que exige técnicas mais aprofundadas e maior demanda de tempo. Já para a aluna Débora Pimentel, a atividade desperta o interesse pelo aprofundamento.

“O estudo em campo em área de risco foge dos trabalhos convencionais que realizamos na faculdade. É um trabalho que envolve não apenas os aspectos geológicos do terreno, mas também o contato com a população”, avalia Débora.

O geólogo da Defesa Civil, Bruno Rocha, comenta sobre a aula prática, desde a sua primeira participação, ainda como aluno, até hoje. “Essa atividade serve como primeiro contato dos alunos com o cenário apresentado e, a partir daí, serve também para abrir as possibilidades de desenvolvimento de um trabalho mais aprofundado. E é exatamente isso que consigo perceber, quando comparo o meu aprendizado, ainda como aluno da Unicamp, com as atividades que já desenvolvi e desenvolvo aqui na Defesa Civil”, comenta.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/04/19/defesa-civil-recebe-alunos-da-unicamp-para-aula-pratica/
Leia mais sobre ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br