Saúde reforça vacina contra febre amarela na zona rural

Publicada em 18/04/2017 às 17:47

Por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a partir do dia 21 de abril, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, estenderá a vacinação contra a febre amarela à zona rural de Jundiaí. As doses serão aplicadas casa a casa somente entre os moradores dos bairros Jundiaí-Mirim, Roseira, Toca, Mato Dentro, Caxambu, Rio Acima.

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela na região de Jundiaí, onde casos foram confirmados em municípios próximos (Campinas e Vinhedo), o Departamento Regional de Saúde (DR7) optou por incluir a vacinação na zona rural. “Essa medida visa proteger esses moradores antes que o vírus comece a circular em nosso município. Vale ressaltar que, até o momento, Jundiaí não apresenta caso positivo em humanos ou em macacos”, reforça a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19 mil pessoas residem na zona rural de Jundiaí. “A cobertura vacinal deve incluir toda esta parcela da população. Portanto, iniciamos a vacinação nesta sexta-feira (21), devendo se estender até que todos sejam imunizados”, garante Maria do Carmo.

A Vigilância Epidemiológica continuará disponibilizando a vacina àquelas pessoas que viajarão para as áreas consideradas de risco. Para estes casos, vale lembrar que a vacinação acontece mediante agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Agapeama e Central.

Este agendamento deve ser feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A UBS da Agapeama fica na rua Luiz Carpi, 238 e a UBS Central na avenida Antônio Segre, 71. Esta Unidade fornece o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Assessoria de Imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/04/18/saude-reforca-vacina-contra-febre-amarela-na-zona-rural/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br