‘Nova Gestão Jundiaí’: a responsabilidade e compromisso com a entrega de serviços de qualidade à população

Publicada em 24/02/2017 às 11:54

A atual gestão da Prefeitura de Jundiaí vem centrando seus esforços em implantar uma forma renovada de administrar a cidade, capaz de integrar diversas ações, de modo a garantir aquilo que é realmente importante: entregar serviços de qualidade aos cidadãos.

Eliminar desperdícios, reequilibrar as contas públicas e recolocar a cidade no rumo do crescimento econômico e da inclusão social requer escolhas difíceis, mas inadiáveis, exatamente como as famílias fazem em seus lares, diariamente. Antes de tudo, é preciso cortar custos e estabelecer prioridades, usando melhor os recursos.

O Procon na ‘Nova Gestão Jundiaí’ – Partindo do princípio de que o serviço de atendimento direto à população é prioridade dentro da Administração Pública, o Procon não é, nem pode ser, apenas, um grande ‘balcão de atendimento’. As atribuições do órgão são maiores do que isso. A instituição pretende trabalhar, também, no sentido de difundir informações, orientações e conhecimento sobre proteção ao consumidor, para a população e para os empresários. Todos precisam participar dessa agenda, que é de toda a sociedade.

Usar melhor os recursos disponíveis é algo absolutamente fundamental para que o órgão consiga, de fato, fortalecer a sua atuação e obter resultados mais amplos e efetivos à população. Maior racionalidade dos serviços e maior efetividade na resolução dos conflitos: essa é a linha de trabalho proposto para o Procon, no que diz respeito ao atendimento à população.

Dentro dessa agenda de mudanças, estabelecendo prioridades e com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados, o Procon Jundiaí adota as seguintes medidas:

  1. a) Diariamente, os consumidores são orientados e estimulados a fazer uso do sistema públicoonlinede registro de reclamações ‘gov.br’, mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, que tem alcançado uma média de 80% de resolutividade das reclamações dos consumidores, num prazo médio de 8 dias. O sistema é simples, rápido e efetivo – exatamente como deve ser um serviço público de qualidade.
  2. b)A partir de 01/03/2017,caberá ao próprio consumidor a postagem das cartas aos fornecedores, o que representará, ao mesmo tempo, uma economia de custos significativa para o município e uma significativa redução do tempo médio de espera dos consumidores pelas respostas dos fornecedores.
  3. c) A partir de 01/03/2017, terá início a implantação dosistema de senhas programadas, que permitirá um melhor controle do fluxo de atendimentos aos consumidores nas dependências do Procon Jundiaí.

As mudanças não param por aí. A unidade está montando agendas para várias ações de Educação para o consumo e Educação Financeira que, certamente, são grandes aliados para prevenir problemas de consumo.

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/02/24/nova-gestao-jundiai-responsabilidade-e-compromisso-com-a-entrega-de-servicos-de-qualidade-a-populacao/


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