Formatura da Faculdade de Medicina reúne centenas de pessoas

Publicada em 24/02/2017 às 15:10

A solenidade de Formatura dos Residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) ocorreu, ontem (23), com a presença de grande público. Na ocasião, 69 médicos receberam o certificado de conclusão de curso de especialidade. Ao todo, a instituição já formou 1042 residentes e estagiários.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A mesa diretiva foi composta pelos seguintes médicos: Dr. Edmir Américo Lourenço, Dra. Celia Campanaro, Dr. Alexandre Venâncio de Sousa, Dr. Luis Henrique Bignotto, Dra Iza Botene, Dra Maria de Fatima Valente Rizzo, Dr. Valdinei Mercês, Dr. Anuar Mitre, Dra. Maria Cristina Martins, Dr. Gilberto Lazaroni e Dr. Marcelo Munhoz.

O presidente da COREME (Comissão de Residência Médica) da FMJ, Dr. Alexandre Venâncio de Sousa, considerou o evento um marco na história da instituição. “É uma honra, uma alegria enorme ver este auditório cheio, já que é primeira vez que acontece uma sessão solene de formatura para Residência Médica”.

Já o diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço comentou sobre se tornar uma das escolas médicas acreditadas no ano passado e a excelência da instituição de ensino. “Egressos das residências, vocês deverão se orgulhar de fazer parte deste staff, já que somos uma das melhores escolas de medicina do Brasil. A diretoria se orgulha de todos vocês e lhes deseja um enorme sucesso profissional”, declarou.

Hoje são 88 vagas credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica, distribuídas da seguinte forma: 06 em Anestesiologia, 15 em Cirurgia Geral, 15 em Clínica Médica, 3 em Dermatologia, 4 em Medicina de Família e Comunidade, 8 em Obstetrícia e Ginecologia e, 5 em Oftalmologia, 8 em Ortopedia e Traumatologia, 4 em Otorrinolaringologia, 12 em Pediatria, 1 em Medicina Intensiva e Pediátrica, 1 em Neonatologia, 4 em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e 2 em Urologia.

As residências variam de acordo com a especialidade e duram 2 ou 3 anos, sendo que o campo de atuação pode ser: Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Hospital de Caridade São Vicente de Paulo em Jundiaí (HCSVP), Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), Hospital Geral de Taipas (HGT), Ambulatório de Especialidades da FMJ, Ambulatório de Saúde da Mulher e alguns serviços credenciados. O processo seletivo ocorre anualmente nos meses de dezembro e janeiro.

Assessoria de Imprensa FMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/02/24/formatura-dos-residentes-da-faculdade-de-medicina-reune-centenas-de-pessoas/
Leia mais sobre