Jundiaí sedia 1ª Reunião de Agronegócio do Circuito das Frutas

Publicada em 22/02/2017 às 19:24

O auditório da Etec Benedito Storani recebeu, nesta quarta-feira (22), a 1ª Reunião de Agronegócio do Circuito das Frutas. O encontro, que contou com representantes de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, tem como objetivo conquistar novas políticas públicas para a fruticultura da região.

Segundo o Gestor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, a iniciativa de promover a reunião veio da própria secretaria. “Nossa região é muito produtiva e, em conjunto, vamos procurar potencializar a produção e levar mais facilidade aos produtores, catalisando políticas públicas”, informou.

A reunião contou com uma palestra introdutória da Etec Benedito Storani, apresentação do SP Vinho, da Embrapa, do Centro de Frutas e do Centro de Engenharia e Automação, além promover debates entre os participantes.

A iniciativa busca intensificar a pesquisa voltada ao setor, fortalecer o agronegócio na região, fomentar pesquisas voltadas à fruticultura, aperfeiçoar a mão de obra qualificada, incentivar os produtores e, ainda, promover as frutas regionais, como a Uva Niágara, originária de Jundiaí, e o Figo Roxo, originário de Valinhos.

De acordo com Adriana Verdi, coordenadora de Pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, é muito importante que a região aja em conjunto. “Conquistar novas políticas públicas para o Circuito das Frutas pode fortalecer politicamente os municípios, aumentar sua produção e atrair linhas de crédito para os produtores, entre muitos outros benefícios”, concluiu.

Ainda segundo Adriana, agindo em conjunto, a região pode, ainda, criar o selo “Circuito das Frutas”, um padrão de qualidade para a produção, qualificar as frutas da região conforme a indicação geográfica e aumentar o volume de produção voltada para hospitais e merendas.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/02/22/jundiai-sedia-1a-reuniao-de-agronegocio-do-circuito-das-frutas/
Leia mais sobre ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br