Anjos da Guarda estão de volta para garantir a segurança dos alunos

Publicada em 31/01/2017 às 14:59

O programa Anjos da Guarda estará a partir deste dia 01 de fevereiro, início da volta às aulas na rede estadual de ensino, reforçando a segurança dos alunos das quase 80 escolas municipais e estaduais de Jundiaí. O programa é  uma das prioridades do atual governo e será retomado com mais viaturas e guardas.

O Assessor para assuntos de Segurança Pública, Paulo Sérgio Stel, disse que o programa é fundamental  nas escolas. “A Guarda Municipal possui um efetivo qualificado e renovado para atender as escolas, além disso a ação vem ao encontro do Plano de Governo da atual gestão”, disse.

O Subcomandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Sandro Vilas Boas, em reuniões com o Comandante, inspetor Claudio Ferigato traçaram vários planos para que houvesse um remanejamento na área operacional para atender o programa. “Teremos 13 equipes no período matutino e 09 equipes no vespertino para atendimento às escolas. As equipes de patrulhamento não sofrerão alterações”, explica Vilas Boas

Segundo Ferigato, cartões do programa de rondas serão obrigatórios no patrulhamento. “Teremos 17 equipes que compreendem especializadas de Apoio Tático e Canil, do patrulhamento comunitário, do Programa Crack, é possível vencer e da Divisão Ambiental. Elas passarão a trabalhar com cartões do programa de rondas, ou seja, todas essas equipes obrigatoriamente terão de passar tanto na rede municipal e estadual de ensino e demais próprios municipais dentro do seu setor de patrulhamento”. explica.

Para ele, o Anjos da Guarda terá um ganho ainda maior do que apenas as equipes que realizarão única e exclusivamente as rondas nos estabelecimentos educacionais. “O outro foco da implantação dos cartões visa o atendimento das unidades de saúde, centros de serviço, Complexos Esportivos e demais próprios”, finaliza Ferigato.

EDUCAVI – Outro programa que também estará de volta é o EDUCAVI – Educação para a Não Violência. Criado em 2005, o Programa EDUCAVI é um segmento da Guarda Municipal de Jundiaí, que atua em ações primárias realizando palestras preventivas, mediante solicitação de escolas municipais, estaduais, particulares; além de faculdades, empresas, entidades não governamentais, instituições religiosas e demais entidades interessadas, estreitando a relação entre a GM e os alunos, professores, familiares e toda a comunidade.

De acordo com o gestor do EDUCAVI, o GM Cláudio de Souza, o modelo de qualificação a ser aplicado em 2017 será, em um primeiro momento, aos integrantes do Anjos da Guarda. As atividades serão executadas antes do intervalo ou posterior ao intervalo de aula, onde a equipe interage com a comunidade escolar por no mínimo 70 minutos diários, no período de um mês dependendo da escola onde forem executadas as atividades.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/01/31/anjos-da-guarda-estao-de-volta-para-garantir-a-seguranca-dos-alunos/
Leia mais sobre , , ,