Reunião define programação e regras para Carnaval dos blocos

Publicada em 26/01/2017 às 19:17

Representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Vara da Infância e Juventude e das Unidades de Cultura, Mobilidade e Transporte e Finanças se reuniram, na tarde desta quinta-feira (26), no Paço Municipal, com os responsáveis pelos blocos que pediram autorização à Prefeitura de Jundiaí para desfilar no Carnaval 2017. A reunião teve como objetivo definir as regras para a folia.

Durante a reunião ficou definido que todos os blocos devem encerrar seus desfiles às 19h30. “Considerando que a dispersão dos foliões demora cerca de uma hora e meia, esse horário é ideal para que seja respeitada a Lei do Silêncio e os moradores das regiões não sejam incomodados”, explicou o tenente-coronel da Polícia Militar Henrique Neto.

Os responsáveis foram informados de que precisam disponibilizar orientadores identificados para atuarem em casos de crianças perdidas, acidente com algum folião ou qualquer outro desrespeito às regras. Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas em solo público, conforme determina o decreto municipal que trata de eventos na cidade.

A reunião definiu, ainda, que os estabelecimentos comerciais que venderem bebidas alcoólicas onde haverá desfiles de blocos não poderão utilizar garrafas nem latas. “Pedimos para que as bebidas alcoólicas sejam vendidas em copos vermelhos e as não alcoólicas em copos brancos, ambos descartáveis. Isso vai facilitar o trabalho dos agentes de fiscalização do comércio e da Vara da Infância e Juventude”, acrescentou o tenente-coronel.

Crianças menores de cinco anos de idade não poderão participar dos desfiles, inclusive no caso do bloco “Mamãe eu Quero”, o único destinado ao público infantil. “A participação está proibida mesmo se a criança estiver acompanhada dos pais ou responsáveis”, informou Neto.

O representante da PM explicou, ainda, que alguns locais solicitados pelos representantes dos blocos não foram aprovados por questões de segurança, caso da avenida Nove de Julho, solicitada por dois blocos. “A avenida é rota para dois dos principais hospitais da cidade, Corpo de Bombeiros, rodoviária e no futuro dará acesso direto à rodovia Anhanguera. Não é prudente autorizar eventos dessa natureza em uma avenida de tamanha importância para a cidade”, disse.

Presente à reunião, o gestor de Segurança Municipal, Paulo Giacomelli Stel, considerou o encontro muito positivo. “Praticamente todos os detalhes foram acertados e agora falta apenas a definição dos locais de alguns blocos. A Guarda Municipal está pronta e bem preparada para atuar na preservação do patrimônio e na segurança dos foliões durante toda a festa”, destacou.

Confira como ficou a programação oficial dos blocos de Jundiaí. Em função de aspectos de segurança e mobilidade, alguns locais precisarão ser revistos e a definição ocorrerá nos próximos dias.

Bloco Chupa que é de uva

Escolas de Samba União do Povo e Mocidade de Jundiaí

Bloco Órfãos do Fígado

Bloco Tarda mas não Falha