Prefeitura entrega nova sede do 49º Batalhão da Polícia Militar no Caxambu

Publicada em 21/12/2016 às 16:06

A Prefeitura de Jundiaí entregou, na manhã desta quarta-feira (21), o prédio da nova sede do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), no bairro do Caxambu. A instalação de um batalhão na Região Leste era uma reivindicação antiga da população e estava prevista no Plano Municipal de Segurança e Cidadania criado em 2015. Além do prefeito Pedro Bigardi, autoridades civis e militares e moradores do bairro participaram da cerimônia.

A nova base, para onde serão transferidas a parte operacional da 1ª Companhia e a Força Tática,  hoje na Vila Arens, fica em um terreno com área de 15,5 mil m², que engloba um imóvel de 1,1 mil m².  No espaço, junto ao setor administrativo, funcionarão a sala de registro de ocorrências e os alojamentos masculino e feminino. As adequações foram feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Por meio de convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura fez a cessão da área para corporação pelo período de cinco anos, que pode ser renovado.

“A maioria dos municípios não tem um Plano de Segurança e nós conseguimos avançar criando um plano com metas claras e que estão sendo cumpridas. Já havíamos entregue uma nova sede para o 11º BPM/I e agora entregamos esse imóvel para 49º Batalhão que está bem localizado,  próximo de rodovias, e que vai trazer mais segurança para a região. Ficamos felizes em cumprir mais essa meta”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

Importância – Para o comandante do 49 BPM/I, tenente-coronel Reinaldo Eliseu Giordano Gomes, as novas instalações são importantes tanto para a corporação quanto para a comunidade. “Estando em uma instalação mais digna, o policial vai poder trabalhar com mais tranquilidade. Na comunidade, embora os números do município estejam sob controle, vai aumentar a sensação de segurança ao ver o trânsito maior de viaturas. Aliado a isso, vamos poder conversar com a população porque teremos o local para o registro de boletins de ocorrência. Atualmente, na Vila Arens, não registrávamos ocorrência por não termos espaço físico”, comentou.

A previsão é que, com a montagem do mobiliário e instalação da rede de internet, no início de fevereiro, a nova sede abre as portas para o atendimento.

“Para nós, é um presente. Eu moro há 30 anos no bairro e desejávamos isso há muito tempo. Temos a esperança de voltarmos a ter mais sossego ”, comemorou a tutora do projeto vizinhança solidária do bairro Caxambu”, Rossana Mazzei.

Em julho, a Prefeitura entregou o Casarão da Praça dos Andradas, na região central, para funcionar como sede da 11ª Cia da Polícia Militar, ligada ao 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I).

Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/12/21/prefeitura-entrega-nova-sede-do-49o-batalhao-da-policia-militar/