Encontro de gestantes aborda cuidados com bebês no HU

Publicada em 21/12/2016 às 16:08

Uma roda de conversa reuniu cerca de 15 futuras mães que participam do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno-infantil”, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU), nesta quarta-feira (21) no HU. O encontro foi coordenado pela enfermeira e professora Maria Manoela Duarte Rodrigues.

Em clima descontraído, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer parte dos voluntários que integram o projeto e falar sobre amamentação, higiene, maternidade, comportamento dos bebês e outros aspectos relevantes para quem aguarda a chegada do novo integrante da família nos próximos meses.

As orientações passadas englobam tanto cuidados com bebês normais, quanto aqueles que possam vir a nascer com algum problema decorrente do vírus Zika ou venham a desenvolver complicações com o decorrer do tempo.

Depois da roda de conversa, gestantes e voluntários participaram de um café da tarde. A ação foi finalizada com a entrega de enxovais com roupinhas, fraldas, produtos de higiene e brinquedos para as participantes. O próximo encontro deve ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

A pesquisa – O projeto “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno-infantil” foi iniciado em março de 2016, com iniciativa da FMJ e HU. A ação reúne 600 mães e 250 bebês. O principal objetivo é investigar a transmissão do Zika em gestantes e suas repercussões nas crianças. As mães realizam exames de sangue, saliva e urina e são acompanhadas semanalmente. O desenvolvimento dos bebês também é monitorado por três anos. Além de pesquisadores, o projeto conta com o trabalho de médicos, profissionais da saúde e principalmente de voluntários. Todo o trabalho deverá ser concluído em 2020 e será utilizado pelo Brasil e outros países do mundo para esclarecer todas as dúvidas que ainda existem sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Assessoria de imprensa HU



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/12/21/encontro-de-gestantes-aborda-cuidados-com-bebes-no-hu/
Leia mais sobre ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br