Emoção marca entrega das Diretrizes Curriculares da rede municipal

Publicada em 16/12/2016 às 18:24

Fruto do trabalho coletivo dos educadores da rede municipal, a versão impressa das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal foi entregue nesta sexta-feira (16), em cerimônia que lotou o auditório Elis Regina e contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi. O documento com mais de 400 páginas reúne orientações de ordem prática para nortear o trabalho de todos os segmentos da rede municipal (creches, ensino infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos).

Para o prefeito, as Diretrizes Curriculares representam um instrumento importante para o avanço da educação de Jundiaí, que já é reconhecida pela qualidade em todo o Brasil. “Que as diretrizes possam trazer elementos de formação, inclusão e libertação, pois entendemos que a educação tem que ser libertadora. É um instrumento importante e completo, que vai trazer orientações para que a educação de Jundiaí continue avançando”, pontuou.

Iniciado em 2013, o processo se avolumou em 2015 e 2016, com a participação de professores, gestores, coordenadores, supervisores e agentes de desenvolvimento infantil de todos os segmentos da rede municipal.

O secretário municipal de Educação, José Renato Poli, apontou o envolvimento dos educadores como diferencial do trabalho. “A elaboração das diretrizes curriculares é uma das ações estratégicas desta gestão. Houve um esforço de toda a rede para elaborar este documento, que servirá de referência para o trabalho pedagógico do município. É um legado para a educação de Jundiaí”, disse em tom emocionado.

O estudo contou com a assessoria do professor de Filosofia e Educação da Unicamp, César Nunes, também presente na cerimônia de entrega. “Este é o documento mais progressista sobre educação já feito no País. Dos mais de cinco mil municípios brasileiros, Jundiaí é a quinta cidade a produzi-lo e está de parabéns pela iniciativa. Trata-se de um testamento para as próximas gerações”, ressaltou o educador, que atuou no Ministério da Educação entre 2009 e 2012.

Viviane Rodrigues

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/12/16/emocao-marca-entrega-das-diretrizes-curriculares-da-rede-municipal/
Leia mais sobre ,