Última palestra para cuidadores de pessoas com Alzheimer será neste sábado (17)

Publicada em 14/12/2016 às 16:29

A sub-regional da  Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) faz mensalmente, no terceiro sábado de cada mês, uma reunião gratuita na Faculdade de Medicina de Jundiaí com objetivo de apoiar grupos de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar os pacientes.  Neste sábado (17), será a última reunião de 2016,  às 9 horas, com o médico e geriatra José Eduardo Martinelli, que vai dissertar sobre algumas pesquisas que estão sendo apresentadas na área com foco no Alzheimer. Não é necessária inscrição prévia e não tem custo.

Segundo o geriatra e professor da FMJ, José Eduardo Martinelli, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença  com estudos recentes relevantes. A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo.

Abraz – Segundo a Abraz, a Doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos de demências e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, entre elas: memória, linguagem, orientação espacial, alterações de comportamento afetivo e social. A evolução nos casos de demência leva ao comprometimento ocupacional e/ou social do indivíduo, aumentando cada vez mais sua dependência. O diagnóstico precoce pode promover melhoria na qualidade de vida do doente e refrear o avanço dos sintomas mais graves.

Assessoria de imprensa FMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/12/14/ultima-palestra-para-cuidadores-de-pessoas-com-alzheimer-sera-nesta-sabado-17/
Leia mais sobre ,

Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br