Compac agiliza tombamento da área do IAC de Jundiaí

Publicada em 06/12/2016 às 16:29

O Centro de Engenharia do Instituto Agronômico de Campinas (CEA/IAC), em Jundiaí, consta no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), instrumento de proteção que precede o tombamento. O processo de tombamento da área foi aberto pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) em 24 de maio deste ano, a pedido do vereador Rafael Purgato, após divulgação da intenção de venda pelo Estado.

Segundo o diretor de Patrimônio, o historiador Donizetti Aparecido Pinto, o processo foi agilizado em função da aprovação na Assembleia Legislativa da venda de 80 espaços públicos do Estado de São Paulo, dentre eles o CEA/IAC em Jundiaí, no último dia 30. “O processo de tombamento está sendo finalizado, apósisso vai para a audiência pública e votação no Compac.  Mas, com a inclusão no IPPAC, a área já está protegida de qualquer intervenção, que precisa ser aprovada pelo Compac”, explica Donizetti.

O diretor de Patrimônio destaca a importância histórica e ambiental para Jundiaí. “É uma área com grande valor histórico por conta da pesquisa e paisagem”, pontua.

De acordo com Donizetti, o tombamento é pautado em fortes justificativas. “Criado na década de 60, O CEA/IAC é um centro de pesquisa na região da Serra do Japi, com equipamentos pertinentes à agricultura, que só tem em Jundiaí, e imóveis de importância arquitetônica. Além disso, conta com área de 26 hectares, dividida em 10 fragmentos remanescentes florestais da Mata Atlântica, de grande relevância ambiental.”

Com a aprovação do tombamento, mesmo se for vendido, qualquer intervenção a ser feita no local terá que passar pela aprovação do Compac.

Viviane Rodrigues

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/12/06/compac-agiliza-tombamento-da-area-do-iac-de-jundiai/
Leia mais sobre , ,