Reunião apresenta estudos de conservação da Mata Atlântica e Cerrado em Jundiaí

Publicada em 24/11/2016 às 17:32

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promoveu uma reunião sobre o Plano Municipal de Conservação e Restauração da Mata Atlântica e Cerrado em Jundiaí, na tarde desta quinta-feira (24), no auditório do Paço Municipal. Foram abordadas as etapas em que o plano se encontra e as técnicas envolvidas no estudo.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Pilon, o encontro viabilizou a comunicação das ações ao público geral. “A intencionalidade foi apresentar, para quem está fora do poder público, a atual etapa de diagnósticos que estamos”, salientou.

Durante o encontro, Pilon ressaltou o empenho das equipes em mapear as áreas para preservação da fauna e flora, o que envolve mais de 30 técnicos das parcerias entre a Secretaria de Planejamento e Maio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Secretaria de Abastecimento e Turismo, Fundação Serra do Japi e DAE.

“Conseguimos em um ano e meio caminhar com as propostas do plano em cumprimento a Lei Federal nº 11.428, que exige a preservação de áreas de Mata Atlântica por parte dos municípios”, pontuou o diretor de Meio Ambiente.

Após a fala do diretor, a bióloga do Jardim Botânico Bruna da Silva, expôs ao público duas questões primordiais no plano de conservação e restauro: os Corredores Ecológicos, que consistem na viabilização de passagem da fauna e flora dentre dois pontos de preservação; e os Mosaicos Florestais, que viabilizam o uso correto dos solos perto das áreas de preservação.

Para a bióloga Bruna, a preservação da fauna e flora jundiaiense extravasa os limites do munícipio. “A Mata Atlântica e o Cerrado estão em um mapa internacional de áreas de preservação nomeadas de ‘Domínios Ameaçados’, ou hotspots, o que revela a importância do plano”, pontuou.

O evento também contou com a presença do professor mestre em ecologia João Vasconcelos, da Universidade de Campinas (UNICAMP), que coordena pesquisas na área de preservação.

Assessoria de imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/11/24/reuniao-apresenta-estudos-de-conservacao-da-mata-atlantica-e-cerrado-em-jundiai/
Leia mais sobre ,