Conferência apresenta prognóstico do saneamento para os próximos 20 anos

Publicada em 21/11/2016 às 12:12

A 2ª Conferência Municipal de Saneamento Básico,  no fim de semana no Auditório Planeta Água, na DAE Jundiaí, apresentou o prognóstico e o planejamento de ações dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município para os próximos 20 anos.

O prefeito Pedro Bigardi esteve presente ao lado do diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, e de outros diretores da empresa. Na abertura, ele ressaltou a importância de programar o futuro no saneamento, assim como foi feito por seu governo na elaboração do Plano Diretor e em outras áreas, como a de resíduos sólidos e a de macrodrenagem. “Jundiaí já tem um histórico de investimentos em água, esgoto e em mananciais. É referência nesta área. Agora este Plano vai nortear o futuro do município. Quero cumprimentar todos os envolvidos.”

Durante a Conferência, profissionais da Cobrape, empresa contratada pela DAE para elaborar o Plano, apresentaram um diagnóstico da situação atual da água e esgoto na cidade e, com base em dados obtidos durante o trabalho, apresentaram sugestões de ações que devem ser executadas nos próximos anos, como a criação de um grupo técnico envolvendo profissionais das áreas de Saúde, DAE, Secretaria de Obras e da própria sociedade para fazer a gestão das ações que serão executadas; investimentos em Educação Sanitária e Ambiental; Fóruns Semestrais; ações para redução de perdas, entre outras.

Estas ações sugeridas no Plano de Saneamento serão executadas de acordo com a ordem de prioridade: emergencial, curto, médio e longo prazo e, segundo o presidente da DAE, Jamil Yatim, serão de grande importância para que o município continue como referência em saneamento no País. “Temos um compromisso com a sociedade, e executar este plano é escolher o cenário que desejamos para o futuro, é tomar consciência sobre nosso papel ambiental, social, econômico e político.”

O encerramento da Conferência foi feito por crianças do Coral Cênico Infantil “Dons & Tons”, que executaram canções com o tema Água.

Assessoria de imprensa DAE

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/11/21/conferencia-apresenta-prognostico-do-saneamento-para-os-proximos-20-anos/