Caminhada Solidária da GM leva cerca de 100 pessoas à Serra do Japi

Publicada em 21/11/2016 às 15:40

A tradicional Caminhada Solidária em comemoração aos 67 anos da Guarda Municipal de Jundiaí, neste domingo (20), levou aproximadamente 100 pessoas, entre crianças, jovens e idosos., à Serra do Japi O percurso de quatro quilômetros partiu do posto Avançado número 11 da Divisão Florestal da GM, no bairro do Eloy Chaves, se estendendo  até a Represa da DAE.

O trajeto foi feito com duas paradas para que os participantes recuperassem o fôlego. Na primeira, o subinspetor Marcos Silva explicou a importância da preservação da Serra do Japi, além de abordar a questão da especulação imobiliária.

Já na segunda, o Inspetor Paulo Vicente Soares mostrou a área da Serra que foi recuperada graças à persistência dos guardas e a colaboração da Coopercica.

Os participantes ficaram deslumbrados  com a preservação da Serra do Japi e com o trabalho que a Divisão Florestal vem fazendo todos os anos. O percurso total durou duas horas.

A Guarda Municipal mantém cerca de 40 guardas na Divisão Florestal com o objetivo de preservar e fiscalizar o Território de Gestão da Serra do Japi e sua Reserva Biológica.

Nos últimos anos, diversos investimentos foram feitos, como novos jipes, caminhões bomba, mudança de uniformes e um acréscimo de guardas, além de treinamentos.

Uma parceria com a Unidade de Serviço nº 5 do Jardim Guanabara auxiliou na abertura de trilhas para que a fiscalização fosse feita de maneira mais efetiva no combate a incêndios.

Luciano Guerino

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/11/21/caminhada-solidaria-da-gm-leva-cerca-de-100-pessoas-a-serra-do-japi/