Programação especial à Cultura Negra tem início nesta sexta (18)

Publicada em 17/11/2016 às 17:18

Em celebração ao dia da consciência Negra, domingo (20), uma série de atrativos foram preparados à população jundiaiense. Com abertura programada para esta sexta-feira (18), a tradicional Missa Negra, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito promove um culto à igualdade e resgate das tradições religiosas da cultura negra. Mais uma vez, o Círculo Palmarino estará à frente da organização da missa.

Para sábado (19) está marcada uma apresentação do Maracatu Tambores de Inkice, às 11h, logo após a Marcha da Consciência Negra, na Praça da Matriz. É o terceiro ano consecutivo de participação do grupo, que carrega elementos de valorização da cultura afro.

A programação prossegue no domingo (20), na Praça da Ponte Torta, das 16h às 22h. Estão previstas apresentações musicais e outras manifestações culturais, além de uma praça de alimentação com comidas típicas, moda e artesanato afros. O encerramento da programação contará com shows de João Fernandes e Banda e Big Chico Blues Band.

Segundo o Assessor Especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, o B A, devemos constantemente relembrar a importância da cultura afro. “É preciso levar à população a reflexão sobre questões raciais, com o objetivo de combater os pré-conceitos e racismo. As atividades desse fim de semana fazem isso de forma rica e lúdica”, afirmou.

Sesc Jundiaí – Pela segunda vez consecutiva, a Cepppir e o Sesc Jundiaí fecham parceria para atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, oficinas de tambores com um dos mais renomados artistas brasileiros do segmento, Mestre Lumumba, prometem encantar o público.

Lumumba é codinome de Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba. É fazedor de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor – com mais de 300 composições autorais. A oficina propõe cantos, ritmos e danças da cultura de tradição afro-ameríndia.

Os encontros serão nos dias 18 e 19 de novembro, das 15h às 18h, com 20 vagas por turma.

Programação Completa

18 de novembro (sexta)
Oficina de Tambores – Mestre Lumumba
Local: Sesc Jundiai – Terraço Panorâmico das 15h as 18h
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico.

Missa Afro as 19h30
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
R. Petronilha Antunes, 379 – Centro, Jundiaí – SP (ao lado do Clube 28 de Setembro – próximo ao Terminal Central)

19 de novembro (sábado)
Apresentação do Tambores de Inkice
Local: Praça Governador Pedro de Toledo, Centro ( Praça da Matriz)
Por volta das 11h30 (após a Marcha da Consciência Negra)

Oficina de Tambores – Mestre Lumumba
Local: Sesc Jundiaí – Terraço Panorâmico das 15h as 18h
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico.

20 de novembro (Domingo)
Feira Entorta – Consciência Negra
Praça Erazê Martinho, Vila Arens (Próximo a Ponte Torta) a partir das 16h
Shows:
João Fernandes e Banda – O Velho Samba Novo
Big Chico Blues Band
Expositores de moda, artesanatos e gastronomia afro

Assessoria de imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/11/17/programacao-especial-a-cultura-negra-inicia-nesta-sexta-18/
Leia mais sobre , , ,