Simpósio de Educação é aberto no Teatro Polytheama

Publicada em 08/11/2016 às 15:30

 

Educadores da rede municipal de ensino participaram, na noite de segunda-feira (7), da abertura do 4º Simpósio de Educação, no Teatro Polytheama. Nesta edição, o evento promove a discussão do tema “A construção democrática e participativa do Currículo Municipal de Jundiaí.” A atividade continua até quarta-feira (9).

“Esse simpósio é o fechamento de um dos quatro projetos estratégicos definidos pela Secretaria de Educação no final de 2015: a construção das diretrizes curriculares. Também estamos aproveitando o momento para conciliar o trabalho de discussão da rede com a experiência da universidade. Teremos, nos três dias de evento, especialistas falando sobre os vários eixos de trabalho definidos para o currículo municipal”, comentou o secretário de Educação, José Renato Polli.

Prestigiando a cerimônia de abertura, o professor César Nunes, doutor em educação, docente da Unicamp e autor de várias publicações, também destacou a importância da temática, lembrando que o trabalho desenvolvido na cidade é original. “Esse simpósio consagra um processo histórico e coletivo de construção de um currículo, que dialoga com a rede, com a comunidade e que leva em conta a história das escolas.”

Programação – A conferência inicial contou com a presença do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Virgílio Tagliavini, pós-doutor e doutor em Educação, mestre em sociologia e graduado em teologia. O especialista falou sobre “Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares e o Plano Municipal de Educação: pontos e contrapontos da tarefa de construir coletivamente a escola como direito e como formação para a cidadania”.

“A ideia é mostrar aos participantes que a educação depende muito mais do trabalho dos educadores que estão na tarefa junto aos educandos, do que dos planos e normas elaborados em gabinetes distintos da realidade”, frisou.

Nesta terça-feira, a programação continuou, no Complexo Argos, com os debates: “A proposta curricular para os programas e projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí: temas e eixos integradores (Educação Ambiental, Cultura Corporal, Culturas Digitais e Educação Sócio-Comunitária)”, e “As diretrizes curriculares e os percursos formativos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Jundiaí.”

Na quarta-feira, além de debates, a atividade terá mesas redondas, nos períodos da manhã e tarde. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Educação.

Roberta de Sá

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/11/08/simposio-de-educacao-e-aberto-no-teatro-polytheama/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br