Qualificação de bairros começa no Santa Gertrudes

Publicada em 20/10/2016 às 18:01

O bairro do Jardim Santa Gertrudes, um dos extremos da região sul de Jundiaí, foi escolhido como ponto de partida para os projetos de qualificação de bairros previstos no Plano Diretor (lei 8.683), entre outros motivos pelo crescimento populacional em andamento nesse ponto da cidade.

A iniciativa reúne as pastas de Planejamento e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cultura e Desenvolvimento Social. As visitas técnicas foram iniciadas nesta quinta-feira (20) com a presença dos secretários aos equipamentos públicos do bairro para mapear as necessidades locais e ouvir moradores.

“O objetivo desse projeto-piloto é antecipar demandas futuras do bairro como a construção de escolas, creches, unidades de saúde ou centros culturais para equilibrar o desenvolvimento do bairro, em alguns casos até com uso múltiplo dos equipamentos públicos”, explicou a secretária Daniela da Camara Sutti.

Entre os fatores envolvidos está a presença de três áreas voltadas para a habitação social (na faixa de renda familiar até 5 salários mínimos ou R$ 4,5 mil, em que está  metade dos domicílios da população do município segundo o Censo IBGE 2010), que são chamadas de ZEIS.

Além da melhoria do bairro e de seus espaços e serviços públicos aos moradores, o Santa Gertrudes tem a característica de ser afastado da região central que coloca a demanda de organização e integração desses serviços na manutenção e aumento da qualidade de vida da população. “Nossa expectativa é que esse projeto-piloto represente um marco diferenciado sobre olhar para um bairro mais afastado”, concluiu Daniela.

Viviane Rodrigues

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/10/20/qualificacao-de-bairros-comeca-no-santa-gertrudes/
Leia mais sobre , , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br