Feira Orgânica lembra o Dia Mundial da Alimentação

Publicada em 11/10/2016 às 15:38

A Feira Orgânica semanal na praça da esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre vai lembrar  neste domingo (16), das 7h às 12h, o Dia Mundial da Alimentação.

A feira, que é parte da rede de abastecimento da Prefeitura de Jundiaí, é realizada por agricultores vinculados à OCS Jundiaí Orgânicos. A entidade inclui também apoiadores do tema, consumidores e mesmo produtores agroecológicos de outras iniciativas e todos os interessados podem participar de visitas técnicas aos cultivos com um “check list” de critérios recomendados pelo Ministério da Agricultura.

A data, por outro lado, é comemorada mundialmente todos os anos, no dia 16 de outubro,  desde a década de 1960 com o objetivo de estimular a reflexão sobre aspectos como a participação de toda a humanidade no combate à fome e no acesso a uma  alimentação saudável para as pessoas e para o ambiente.

Além das verduras e hortaliças produzidas de maneira agroecológica, a feira em Jundiaí apresenta também derivados como pães, geleias e até mesmo, esporadicamente, plantas comestíveis não-convencionais ou flores comestíveis (tema de outros eventos relativos à data na cidade feitos por outras instituições como o Sesc).

De acordo com a Organização Mundial da Alimentação (FAO), criada em 1945 pelas Nações Unidas, o tema principal deste ano é “o clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”.

Com estimativa de 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050, o desafio divulgado pela FAO é aumentar a produção de alimentos (não pelas monoculturas) enquanto os pequenos agricultores familiares (que produzem a maior parte dos alimentos consumidos) estarão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, secas e desastres meteorológicos relacionados com as mudanças climáticas.

A feira acontece normalmente no domingo (16) serão de pequeno porte na praça Monsenhor Arthur Ricci, que abriga essa edição semanal da feira (que aos sábados ocorre no Jardim Botânico).

Extras – Além da feira normal, a praça também deve receber nesse dia intervenções colaborativas e autônomas de outros grupos locais como o AlimentAÇÃO (ingredientes orgânicos), Compostando Ideias (multiplicação de minhocários e reciclagem de comida) e Multiplica, Cultivando a Sabedoria da Terra (sementes crioulas e mudas para troca).

Veja o vídeo global da FAO para a data:

José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/10/11/feira-organica-lembra-o-dia-mundial-da-alimentacao/
Leia mais sobre , ,