Serra do Japi retoma temporada de pesquisa

Publicada em 07/10/2016 às 16:05

Como ocorre a cada ano na temporada primavera-verão, a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi começa a receber novamente grupos de pesquisa científica. Embora ocorram ao longo do ano, essa presença coincide com a temporada de reprodução e multiplicação da maioria dos animais e plantas da mata atlântica.

A agenda atual já teve um grupo da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e conta agora com um grupo de 20 pesquisadores de pós-graduação e orientadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 6 a 13 de outubro, outro grupo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de 17 a 21 de outubro, e outro da Universidade Federal do ABC, de 7 a 13 de novembro. Também vai ocorrer um treinamento especial de resgate com cães organizado pela Guarda Municipal, em novembro.

A Serra do Japi reforçou seu papel de referência científica sobre ecologia com a criação da Reserva Biológica Municipal, em 1991 (dentro da área tombada), com a criação da Base Ecológica no mesmo ano e com a publicação do livro “História Natural da Serra do Japi”, pela Editora da Unicamp, em 1992.

De acordo com Marcelo Pilon, diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a pesquisa científica é uma ferramenta essencial para aprimorar o conhecimento os cuidados com todo o território de gestão que deve revisar a médio prazo sua legislação (lei 417) depois que o mesmo foi feito com todo o município no Plano Diretor (lei 8.683). “A pressão de ocupação da serra e seu entorno continua muito presente”, afirma.

A mesma análise é feita pelo superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior, observando que o tema deve ser cada vez mais valorizado por toda a sociedade.

No grupo de pesquisadores da Unicamp, por exemplo, estão pós-graduandos de origem internacional. A Serra do Japi, que tem suas maiores áreas em Jundiaí e Cabreúva mas também em Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, está presente em publicações científicas de diversos idiomas e países.

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/10/07/serra-do-japi-retoma-temporada-de-pesquisa/