OCS discute “primavera orgânica” em Jundiaí

Publicada em 29/08/2016 às 17:54

A organização de controle social OCS Jundiaí Orgânicos, que reúne agricultores e consumidores de produtos cultivados com métodos naturais e sem agrotóxicos, iniciou, nesta segunda-feira (29), a discussão sobre ações nos próximos meses nas feiras do setor nas manhãs, aos sábados, no Jardim Botânico, e aos domingos, na Praça Ênio Lotierzo, na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre.

O encontro contou com os agricultores Rosemeire Fontebasso de Paula, Marli Kohler Ceccato, José Roberto de Paula, Ivan Sales Júnior, Paulo F. Alves e Carlos Duran. Também participaram, pelos consumidores, Cláudia Meneghatti, Grace Kelly dos Santos, Reinaldo Oliveira, Felipe Magro de Oliveira e Teresa Staeheli e, pelos técnicos, Sérgio Pompermayer e Roberto Mangieri Júnior. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo contou ainda com o diretor Edilson Chrispim e a secretária Valéria Silveira de Oliveira.

Além de ações nas feiras semanais (ambas das 8 às 12 horas) e das participações em outros eventos, o grupo discutiu também sobre cursos de iniciação ao cultivo de orgânicos, formas de divulgação de alimentos não-convencionais e até do calendário do setor (como na atual fase de acelgas “gigantes”), além da aproximação com outros segmentos envolvidos na busca de qualidade de vida e sustentabilidade, inclusive moradores comuns com conhecimentos acumulados no tema.

O grupo Jundiaí Orgânicos trabalhou durante mais de oito meses para conquistar o cadastro de OCS no Ministério da Agricultura, em janeiro de 2014. Muitos dos agricultores envolvidos estavam atuando de forma independente no setor desde a década de 1990, mas não contavam ainda com o respaldo para usar esse diferencial em eventos como essas feiras aos sábados e domingos.

A principal diferença do grupo é que outras pessoas interessadas no fortalecimento da agricultura orgânica, com seus efeitos benéficos ao meio ambiente e à saúde humana, podem colaborar na categoria de consumidores. Outras informações sobre a OCS e as feiras podem ser obtidas no setor de agronegócio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, no 5º andar do Paço, pelo telefone (11) 4589-8581 ou também pelos endereços eletrônicos spompermayer@jundiai.sp.gov.br e fmagro@jundiai.sp.gov.br.

José Arnaldo de Oliveira



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/29/%ef%bb%bf-ocs-discute-primavera-organica-em-jundiai/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br