Pinacoteca ganha acervo da artista Heloísa Sandoval Gregori em setembro

Publicada em 23/08/2016 às 16:09

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe a exposição “Matéria de Poesia”, da artista plástica Heloisa Sandoval Gregori, a partir de 6 de setembro. As obras foram doadas pela artista para fazerem parte da memória cultural da cidade.

O acervo é dividido em três salas da Pinacoteca, que formam um todo na concepção da artista. As peças são de diversos trabalhos, que percorreram museus, mostras e demais eventos durante os últimos anos: “Do Silêncio e das Coisas”, “Matéria de Poesia” e “Aqua”.

Do primeiro trabalho, já exposto no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa em 1999, o “Do Silêncio e das Coisas”, traz uma série de obras compostas por Pergaminhos e Breviários, constituídos por rolos e pequenos livros.

Em seguida, na sala denominada “Matéria de Poesia”, título de poema de Manoel de Barros, estão expostas diversas obras, entre elas “Fragmentos: Matéria de Poesia”, que inclui frases e textos do poeta entre os fragmentos de desenhos, monotipias, fotos, gravuras e colagens.

Já a última parte da exposição, intitulada “Aqua”, seguem trabalhos com luz: três backlights, no piso – Poças de Luz, que remetem às águas, que refletem a luz; em uma tela-casulo são projetadas imagens fluidas e coloridas  em acetato, que se fragmentam nos planos da tela.

Mais – Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Heloisa Sandoval Gregori cursou, no final da década de 50 e início de 60, sua formação de Professores de Desenho, curso ligado inicialmente ao Museu de Arte de São Paulo e posteriormente à Fundação Armando Álvares Penteado.

Como artista participou  de diversas exposições em salões, museus e galerias dos quais destacam-se: Bienal Nacional de Santos, MAC- Campinas, Instalação no 24º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, Fundação Cultural de Curitiba, Poesia Intersignos no Paço das Artes e galeria Gravura Brasileira.

A mostra segue até 1º de outubro, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, na rua Barão de Jundiaí, nº 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586 – 2326.

Assessoria de imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/23/pinacoteca-ganha-acervo-da-artista-heloisa-sandoval-gregori-em-setembro/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br