Ponte Torta é homenageada com cachaça em rota turística

Publicada em 19/08/2016 às 15:39

 

Um monumento do século XIX, que no ano passado foi restaurado em suas dimensões físicas e sociais, está sendo homenageado em novo produto na Rota Turística do Castanho – iniciativa que reforça o setor de turismo na cidade ao lado da Rota Turística da Uva, da Rota Turística da Terra Nova e da Rota Turística da Cultura Italiana.

Trata-se de uma versão sofisticada e “premium” da histórica Cachaça Ponte Torta, criada pela família de Aristides Leme da Silva em 1961 e agora retomada pela mesma família na Vinícola Castanho.

Desde que foi alvo de projeto de zeladoria, em 2015, a Ponte Torta estimulou o surgimento de materiais como réplicas artesanais no programa Jundiaí Feito à Mão, a reedição de história em quadrinhos sobre a luta contra a ameaça de sua demolição na década de 1980, eventos culturais independentes ou oficiais e um retorno do tema na própria memória social da cidade.

De acordo com a diretora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, a história e a cultura da cidade estimulam tanto as tradições quanto as inovações no setor.

Também a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, destaca o simbolismo da iniciativa ao lado de outras manifestações relacionadas ao monumento, iniciado há 130 anos e concluído em 1888 como marco de um momento de industrialização da cidade.

“Não foi apenas um processo de restauração mas de zeladoria, com o envolvimento da comunidade, no conceito também de uma ponte entre passado, presente e futuro”, afirma Daniela.

Tanto o setor histórico quanto o rural da cidade foram também valorizados em outro processo participativo da Prefeitura de Jundiaí, o Plano Diretor da lei 8.683.

A própria vinícola que relançou esse produto simbólico também reforça o segmento da cultura tradicional – em 2015, ela representou Jundiaí no evento “Revelando São Paulo – Vale do Ribeira”, no município de Iguape, entre fandangos, cortejos e romarias de barcos.

Para a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, as rotas turísticas são instrumentos que valorizam o turismo rural no contexto da cidade. “Essa diversidade de Jundiaí está sendo reconhecida cada vez mais como um destino de visitação e isso reflete a parceria de políticas públicas com iniciativas da comunidade no reforço da economia local”, afirma.

Veja também:

https://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/16/agricultores-confirmam-participacao-no-desfile-no-sete-de-setembro/

https://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/16/conferencia-da-cidade-divulga-seu-regimento-interno/

 

 

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/19/%ef%bb%bfponte-torta-e-homenageada-com-cachaca-em-rota-turistica/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br