Estudantes da FMJ dividem aprendizado e vivenciam realidade das UBS

Publicada em 18/08/2016 às 11:30

Os alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em atenção às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, estão fazendo estágio supervisionado por preceptores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas Unidades Básicas do município. A experiência tem sido muito boa e semanalmente se reúnem  nas rodas de conversa com docentes, preceptores, gestores da SMS para discutir vivências, resolver dúvidas e refletir sobre a prática, além de elaborar portfólios que são avaliados pela Coordenação do Curso de Medicina.

Nessa manhã, a professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Tânia Pupo, da FMJ, e a representante da Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Jundiaí, se reuniram com as alunas e enfatizaram a importância desse tipo de experiência. “Na UBS vocês encontram situações complexas, desde um câncer de mama ainda não diagnosticado até uma  situação social grave  que pode favorecer o aparecimento de doenças. Esse tipo de aprendizado é fundamental, já que vocês serão médicas em alguns meses e precisam entender o funcionamento da rede de atenção à saúde no município.”

Por meio dessa vivência, Ana Beatriz Celeste Ribeiro acrescentou que o vínculo médico-paciente é mais evidente e muito mais forte na atenção básica: “Uma consulta vira uma conversa e um aconselhamento”. Já Caroline Maria Tarraf observou que o individuo é tratado por inteiro. “Na UBS os pacientes são tratados como um todo , inclusive trazendo os problemas familiares no contexto do atendimento. O individuo nunca está sozinho ou isolado”, comenta Caroline.

Marcela Bicalho, outra estudante do 6 º ano, ressalta que não estava preparada para queixas corriqueiras e que este estágio fez a diferença.” Achei muito legal essa experiência. Ontem, por exemplo, a  médica, preceptora da UBS,  me deu uma aula sobre diabetes”.

Assessoria de Imprensa FMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/18/estudantes-da-fmj-dividem-o-aprendizado-adquirido-nas-ubs/
Leia mais sobre , ,