HU faz ação educativa sobre o Aedes Aegypti

Publicada em 17/08/2016 às 12:01

O Hospital Universitário, em parceria com alunos do curso de Enfermagem do Anchieta e apoio da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, faz nesta quarta-feira uma atividade educativa de conscientização a respeito do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.

A ação é voltada para crianças e adultos e ocorre na recepção do hospital. Conta com exposição, passatempo para crianças e distribuição de material didático para prevenção da proliferação do mosquito e sintomas das doenças causadas pelo inseto.

Para as crianças, foram elaboradas atividades lúdicas para diversas faixas etárias, que incluem pintura e raciocínio lógico, para abranger todas as idades. Tudo está relacionado às formas de transmissão e proliferação do Aedes Aegypti. Há também uma exposição que mostra de forma detalhada o ciclo evolutivo do mosquito, desde os ovos, passando pela larva, pupa até chegar à fase alado (mosquito). “A atividade atrai principalmente as crianças, que são excelentes fontes de multiplicação de informação dentro da família”, explica Maria Manoela Duarte Rodrigues, enfermeira responsável pela ação.

De acordo com Nilva de Moraes, que cursa o 8º semestre de Enfermagem, e que participa do projeto, as crianças aprendem com mais facilidade. “Nosso trabalho visa entender o quê eles já sabem e o quanto estão a par do problema. Temos nos surpreendido, sabem bastante. Desde cedo é importante ter conhecimento”, ressalta.

Maria Manoela explica que a atividade também conta com uma pesquisa, que objetiva saber qual é o nível de conhecimento da população a respeito do vírus Zika e seu mosquito transmissor. A meta é realizar a pesquisa com 100 pessoas nesta quarta-feira. Depois os dados serão analisados e melhorias possíveis devem ser implantadas para melhor conscientização da população.

De acordo com Maria Manoela, o intuito é realizar uma vez por mês uma atividade educativa. A próxima deve ocorrer em setembro.

Assessoria de Imprensa do HU



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/17/hu-faz-acao-educativa-sobre-o-aedes-aegypti/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original

  • Orientadoras ao lado das crianças em uma sala do HU
    Ação conta com exposição, passatempo para crianças e distribuição de material didático para prevenção da proliferação do mosquito
    Foto: Divulgação
    Clique para fazer o download da foto


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br