Orquestra Municipal faz concerto especial de violas no sábado (20)

Publicada em 16/08/2016 às 14:37

A Orquestra Municipal de Jundiaí faz um concerto com viola de orquestra e viola caipira no sábado (20), a partir das 20h, no Teatro Polytheama. A apresentação conta com a participação especial do violeiro caipira Neymar Dias e o chefe do naipe de violas Emerson De Biaggi.

O repertório para noite brilha com as obras: “Ponteio” para cordas de Claudio Santoro, compositor Manauara (1919 – 1989); “Brasiliana” para viola e cordas, do compositor Edino Krieger (1960); “Depois da Serra” e “Concertino” para viola caipira e orquestra, ambas de Neymar Dias e, ao fim, “Ponteio”, de Edu Lobo.

Segundo a regente da Orquestra, Claudia Feres, a iniciativa de mesclar o popular com o erudito proporciona uma pluralidade singular ao corpo musical jundiaiense.

“Uma das propostas da Orquestra Municipal de Jundiaí é levar diferentes linguagens e estilos ao palco. Trazer música popular de qualidade é uma das formas de flexibilizar a sonoridade e levar diversidade para o público, transformando um pouco o ritual tradicional das orquestras”, explica Feres.

Mais – Neymar Dias faz um constante trabalho na música popular e também atua como compositor, arranjador e músico de estúdio. Trabalha juntamente com importantes nomes do cenário brasileiro, como Inezita Barroso, Roberta Miranda, Tinoco, Leonardo, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari entre outros. O músico já tem dois CDs autorais: “Capim” (2009) e “Intervalo” (2010).

Mestrado na Boston University (1992) e, em seguida, o doutorado na Universidade da Califórnia, Emerson De Biaggi integrou a Boston Philharmonic, a Vermont Symphony Orchestra e a Boston Modern Music Orchestra, regressando ao Brasil em 1997 para integrar a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo.

Emerson também foi professor de viola e música de câmara no Departamento de Música da Unesp de 1997 a 2004 e no Instituto de Artes da Unicamp desde 1998. É chefe de naipe das violas da Orquestra Municipal de Jundiaí desde sua fundação em 2011.

Os ingressos para apresentação podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro, a partir das 9h, da sexta-feira (19). O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro. Mais informações, telefone (11) 4522 – 0770.

Assessoria de imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/16/orquestra-municipal-faz-concerto-especial-de-violas-no-sabado-20/
Leia mais sobre , , , ,