Estudantes de cinco países fazem intercâmbio na FMJ

Publicada em 16/08/2016 às 11:49

A  Faculdade de Medicina de Jundiaí está recebendo neste mês seis intercambistas, que foram selecionados e preencheram os pré-requisitos necessários para vivenciar estágios médicos na cidade. No dia 17, às 19h, estarão todos reunidos na FMJ para assistir uma aula sobre derrame pleural e, em seguida, aula prática de grampeamento de pleura. 

Os estágios duram aproximadamente um mês e são feitos no Hospital Universitário (HU) e Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HCSVP). Os intercambistas são Theadora Radulescu, da Grécia, na Ginecologia e Obstetrícia do HU; Katherine Leung, da Inglaterra, na Clínica Médica  do HSV;  Anna Korkman, da Rússia na Cirurgia Geral do HSV; Erika Raluca, da Romênia, na Emergência do HSV; Elena Kononova, da Rússia, na Emergência do HSV; e  Aya Nour, do Egito, na Dermatologia (Ambulatório da FMJ).

 O objetivo do estágio é proporcionar troca cultural, além da oportunidade de expandir conhecimentos e ganhar experiência. É a chance que o estudante tem de conhecer diferentes sistemas públicos de saúde.

 A hospedagem, o transporte para atividades acadêmicas e os programas culturais e turísticos com os intercambistas são realizados por alunos da FMJ. Já os estágios nos hospitais são acompanhados por um tutor acadêmico e um preceptor.

 O intercâmbio é mantido pela International Federetion of Medical Student’s Associations (IFMSA) através da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), responsável pela organização do estágio e seleção dos alunos brasileiros que querem ter experiência de estágio em outro país.

 Dentro da faculdade, a instituição que organiza a ida e a vinda de estudantes é a Coordenação Local de Estágios e Vivências (Clev), composta pelos próprios alunos. A FMJ participa desse projeto desde 2003 e já esta entre as faculdades que mais recebem estudantes estrangeiros. Até hoje foram aproximadamente 100.

 Simultaneamente, os alunos da instituição podem fazer o intercâmbio de um mês em outro país, fazendo parte de uma pesquisa científica ou experimentando a rotina de hospitais. Cerca de 130 alunos da FMJ já vivenciaram essa experiência. Para isso, foi necessário preencher os quesitos citados em edital e obter uma classificação adequada para o país desejado mediante critérios de pontuação.

Assessoria de Imprensa FMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/16/estudantes-de-cinco-paises-fazem-intercambio-na-fmj/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br