Educação faz ciclo de debates sobre patrimônio natural e cultural

Publicada em 03/08/2016 às 14:54

A Secretaria Municipal de Educação realiza, entre 8 e 10 de agosto, o ciclo de estudos e debates “Patrimônios Natural e Cultural como Temas Integradores do Currículo.” A abertura, na segunda-feira (8), será às 8h, no auditório Elis Regina, no Centro de Capacitação, no Complexo Argos.

A atividade é voltada aos profissionais da Educação que atuam no Ensino Fundamental. “A ideia é compartilhar saberes, oferecendo oportunidades de reflexão e aprofundamento sobre o que representam nossos patrimônios. O trabalho com essa temática na escola pode contribuir com a incorporação do senso de respeito e responsabilidade na valorização da diversidade e na preservação do patrimônio, oferecendo aos educandos a possibilidade de encontro com o conhecimento sócio-cultural e ambiental de seu entorno, onde se encontram suas raízes, as referências culturais mais próximas, promovendo a construção de identidades”, explica a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Suzette Vermiglio.

Ao todo, serão três mesas-redondas. A primeira, “A cidade de Jundiaí: suas memórias, suas histórias”das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os debatedores serão Alexandre Augusto de Oliveira, historiador, mestre em Artes e professor universitário, e Marcelo Campos Tiago, graduado em História, Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, além de mestre e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. O mediador será o secretário de Educação, José Renato Polli, licenciado em Filosofia e Pedagogia, mestre em História Social e doutor em Educação.

Na terça-feira (9), a mesa redonda terá como tema “Patrimônios Culturais de Jundiaí.” Os convidados serão o secretário municipal de Cultura, Jean Marcel Caum Camoleze, graduado em História e mestrando em Ciências da Informação, e Michele Escoura Bueno, antropóloga, mestre em Antropologia Social e doutoranda em Ciências Sociais. O mediador será Marcel Ercolin Carvalho, licenciado em História e Pedagogia, mestre em Psicologia da Educação, diretor de escola e assessor especial de Educação da Secretaria de Educação. O evento será das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Encerrando o ciclo de estudos e debates, na quarta-feira (10), o tema abordado será “Bens Naturais de Jundiaí”, das 8h às 10h e das 14h às 16h. Os convidados são Afonso Peche Filho, engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Jorge Bellix, diretor da Associação Mata Ciliar; e Antonio Roberto Losqui, produtor agrícola e pesquisador. Na mediação estará Diva Otero Pavan, licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação, e assessora especial de Educação da Secretaria de Educação.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcante, 396, Vila Arens.

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/03/educacao-faz-ciclo-de-debates-sobre-patrimonio-natural-e-cultural/