2ª Semana Municipal do Bebê tem atividades em mais bairros nesta quinta (3)

Publicada em 03/08/2016 às 15:34

A programação desta quinta-feira (4) da 2ª Semana Municipal do Bebê e 5ª Semana Regional do Bebê prevê uma séria de atividades. Na unidade de saúde do Novo Horizonte, por exemplo, a manhã tem palestras de relações de afeto entre pais e bebês e de direitos previdenciários das mães. E, à tarde, na Casa da Fonte, ocorre uma palestra sobre alimentação saudável.

No Jardim Tulipas, a unidade de saúde recebe apresentação musical para crianças a partir das 9 horas com a Comunidade São Vicente, seguida de dance fitness para baixinhos, técnicas de saúde bucal e pintura facial além de atividades como a hora do conto na escola Jujukinha.

Já a unidade de saúde da Vila Rami tem palestra de prevenção de acidentes na infância. E, na unidade de saúde do Rio Acima, ocorrem atividades durante todo o dia, inclusive com a presença de brinquedos levados por professores da creche e até dança circular orientada pela equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF).

Na parte da tarde, a escola Emeb Maria Aparecida Congílio tem oficina para os pais com os cozinheiros da unidade sobre como preparar sucos saudáveis misturando frutas e legumes.

Até mesmo entidades possuem atividades gratuitas da semana. No Sesc Jundiaí, às 10h e 15h30, ocorrem oficinas chamadas “Pote de Calma”, de  construção participativa entre adultos e crianças de um brinquedo que inspira tranquilidade. E o Senac Jundiaí realiza às 19 horas uma oficina de massagem shantala a partir das 19 horas.

Massagem Shantala – Entre as mais de 120 atividades desta semana em unidades de saúde, escolas, creches, centros de assistência social, maternidades e entidades particulares de todos os bairros de Jundiaí que aderiram à 2ª Semana Municipal do Bebê e 5ª Semana Regional do Bebê, algumas cenas são simbólicas. Um desses casos é o sorriso das crianças que participam de atividades como a massagem shantala, presente em muitas das oficinas para pais, mães e cuidadores com os avós.

“É muito gratificante poder participar em conjunto”, afirmou Marcel Vinicius Benedicto, que esteve em uma oficina com a esposa Joyci Pedrozo Benedicto e a pequena filha Isabella, de 38 dias.

Como outras crianças que estavam em uma das salas do Centro de Convivência Espaço Diverso (Cecco), no bairro Torres de São José, a menina sorria muito ao receber as técnicas orientadas para uso das mãos e do antebraço para massagens adequadas aos braços, pernas, barriga, mãos, dedos, costas, bumbum, dedos e palma das mãos. Até mesmo o movimento de levantamento da cabeça, ainda no colo, era destacado pelo fortalecimento dos músculos cervicais.

A massagem shantala é destacada pela dupla relação de cuidado direto com a saúde do bebê (incluindo a parte mais conhecida das pernas dobradas sobre a barriga contra as cólicas) e também de vínculo íntimo entre a criança e seus cuidadores. A importância da visão mais ampla sobre o desenvolvimento integral nos primeiros mil dias de vida (e um alerta para a sociedade sobre o direito de todos os bebês a esse objetivo, de qualquer classe social, etnia, gênero ou lugar), é o mote da semana, promovida em parceria da Prefeitura de Jundiaí, Diretoria Regional  de Saúde do Estado (DRS 7) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com apoio do Senac.

Na unidade de saúde Corrupira, a oficina de shantala também foi um dos destaques da programação desta quarta-feira, que contou ainda com uma roda de conversa com a pediatra da unidade e um café da manhã para as mães que participaram da atividade.

Outro destaque é o filme “O Começo da Vida” (http://ocomeçodavida.com.br), também muito presente na programação.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, a psicóloga Fernanda Torres Apolônio, diversas atividades ali envolveram as unidades de saúde da Regional 4. Uma peça de teatro de fantoches sobre saúde bucal foi levada pelas agentes comunitárias da UBS Vila Marlene,  uma oficina de ofurô (com bebês em tinas de água) foi levada pela UBS Central e assim por diante.

“Também tivemos dicas para que mães, pais ou cuidadores organizem pelo menos cinco minutos de uma atividade orientada de relaxamento mental e físico. Eles precisam ter a energia para os momentos de demanda”, explicou.

Veja programações completas:

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-regional-1/

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-regional-2/]

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-regional-3/

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-regional-4/

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-emebs-de-0-a-3-anos/

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/28/semana-do-bebe-programacao-cras-ceu-das-artes-e-sesc/



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/08/03/2a-semana-municipal-do-bebe-tem-atividades-em-mais-cinco-bairros-e-entidades/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br