Centro de Jundiaí recebe Casarão dos Andradas nesta sexta-feira

Publicada em 30/06/2016 às 16:48

A entrega do Casarão da Praça dos Andradas no início da noite desta sexta-feira (1) é considerado um marco por duas razões: a consolidação da proposta de revitalização da área central e a materialização de antigo sonho, carregado por décadas, por moradores, comerciantes e frequentadores da região, que comemoram a decisão de o local se transformar em sede da 11ª Cia da Polícia Militar, que está ligada ao 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I).

O casarão foi remodelado e com ele, a Praça dos Andradas também passou pelo processo de revitalização, com direito, inclusive, a uma academia ar livre. A intervenção foi uma contrapartida com a empresa TZH Empreendimentos e Participações por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), com projeto elaborado péla Secretaria de Obras e executado pela Qualifer Arquitetura Industrial, empresa contratada pela TZH.

Futura sede da 11² Cia da Polícia Militar de Jundiaí, que hoje está em uma sede alugada também no Centro, tem 518,31m² de área construída e recebeu melhorias no espaço térreo e no piso superior. A reforma atendeu todas as exigências do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). Tanto a praça quanto o prédio fazem parte do inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultura de Jundiaí (IPPAC), que integra o portal do Patrimônio Histórico do município.

“Todo o processo foi lentamente estudado e executado de acordo com os pedidos com os órgãos de proteção para preservamos as características do prédio e ao mesmo atendermos as necessidades para que a Polícia Militar possa ocupá-lo, assim como foi acordado entre a administração e o comando da PM”, destaca o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O Casarão dos Andradas, como é conhecido, passou por limpeza geral, readequação e instalação dos sistemas hidráulico e elétrico, readequação dos dos espaços internos, reforma das esquadrias existentes, toda parte de acabamento e também pintura externa. Todo o investimento foi feito pela TZH.
Na área interna os ambientes foram reformados para receber vestiários, masculinos e femininos, alojamentos, refeitórios, copa e sala de descanso para policiais militares.

O pavimento posterior será destinado ao expediente diário, terá a sala do subcomando e sala de aula. A parte externa do prédio será pintada, sem alteração das fachadas, enquanto que a revitalização e paisagismo da praça foi feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“É a realização de um sonho de pelo menos 10 anos e muito esperado pelos moradores e comerciantes da área central de Jundiaí e a certeza de maior segurança e qualidade de vida para a sociedade. É a materialização de mais uma meta prevista dentro do plano administrativo do prefeito Pedro Bigardi”, destaca o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

Na programação oficial da entrega da praça e do casarão, além da solenidade oficial, com a presença das autoridades e do público, a noite contará com shows dos grupos “Batuca Rock” e Mika Soul”, em iniciativa da Secretaria de Cultura, além da presença de barracas de gastronomia ligadas ao programa Varejão Noturno e bancas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão, iniciativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Ivan Lopes

,

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/30/centro-de-jundiai-recebe-casarao-dos-andradas-nesta-sexta-feira/
Leia mais sobre , ,