Gastronomia e artesanato marcam presença na festa da praça dos Andradas

Publicada em 27/06/2016 às 12:16
Dorival Pinheiro FilhoEvento vai repetir festa de entrega da praça do Vianelo

Evento vai repetir festa de entrega da praça do Vianelo

A praça dos Andradas será entregue com reformas nesta sexta-feira (1º) e vai ganhar reforços de gastronomia e artesanato, ao lado das atrações musicais. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o tamanho diferenciado da praça vai contar com um grupo menor de participantes em relação ao projeto Sexta no Centro (que volta no dia 8, no Largo da Matriz), mas ainda assim a culinária estará presente, como ocorreu na entrega da praça Francisco Pessolano, no bairro do Vianelo, em abril.

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/30/moradores-aprovam-revitalizacao-da-praca-do-vianelo/

“O convite para o evento, a partir das 18 horas, vale para toda a cidade, mas é principalmente voltado aos moradores, comerciantes e frequentadores desse trecho da região central”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

Serão cinco bancas de gastronomia ligadas ao programa Varejão Noturno e dez bancas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão. A praça também vai receber a música dos grupos Batuca Rock e Mika Sou, em iniciativa da Secretaria de Cultura.

A praça dos Andradas, entre as ruas Senador Fonseca, Anchieta e Boaventura Mendes Pereira, , era um dos largos originais da cidade colonial no século 17. Seu prédio central abrigou, entre outras coisas, um posto de puericultura, referência para a saúde infantil da comunidade urbana e rural no século 20.

A reforma do prédio e da praça foi implementada pela Prefeitura de Jundiaí com o envolvimento da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Secretaria de Esportes e Lazer, além do Gabinete de Gestão Integrada. A reforma do prédio foi uma contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da empresa TZH Empreendimentos e Participações Ltda.

O local também foi alvo, em 2015, de uma das atividades do projeto-piloto Urbanismo Caminhável, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que apontou a vitalidade de seu entorno com moradores, cafés, escolas, que já abrigaram grupos teatrais históricos da cidade, lojas alternativas, restaurante vegetariano e outros aspectos.

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/07/praca-dos-andradas-recebe-oficina-colaborativa/

Além de tudo isso, a praça dos Andradas fica próxima ao Terminal Central e da principal ligação entre a avenida Nove de Julho, a Avenida Jundiaí, o Centro Histórico e a avenida União dos Ferroviários, sendo referência para pedestres ou veículos.

“Um lado importante desses eventos é que valorizam não apenas os lugares de Jundiaí, mas também seus artistas, seus cozinheiros e seus artesãos”, destaca Valéria.

Tanto a praça quanto o prédio fazem parte do Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), que integra o portal do setor em http://patrimoniohistorico.jundiai.sp.gov.br/

Dorival Pinheiro FilhoConvívio vai ser ponto alto de uma das praças históricas do Centro

Convívio vai ser ponto alto de uma das praças históricas do Centro


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/27/gastronomia-e-artesanato-marcam-presenca-na-festa-da-praca-dos-andradas/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br