Gestão de Resíduos é apresentada em Congresso de Municípios

Publicada em 23/06/2016 às 06:03
Alessandro RosmanExperiência de Jundiaí foi contada durante o Congresso

Experiência de Jundiaí foi contada durante o Congresso

O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado em Jundiaí foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Municípios (CBM), em Sorocaba.

O evento reuniu gestores públicos, prefeitos, secretários e dirigentes municipais. “Essa é uma oportunidade para trocar conhecimento e ampliar a rede de cooperação. Aprendemos muito e colocamos o município à disposição das outras cidades”, disse.

Durante a apresentação, o secretário falou dos desafios para se aplicar a Política Nacional de Resíduos em Jundiaí e destacou o projeto INopa, uma parceria da Prefeitura com a Universidade alemã de Braunschweig, PUC Rio, Creed, DBFZ, GIZ, DAAD e Capes. “Nosso maior desafio era envolver a sociedade, academia, indústrias. Além disso, compreender que tipo de resíduo é gerado na cidade, quais as melhores alternativas para tratamento, produtos gerados e mercado consumidor do subproduto.”

Segundo Aguinaldo, houve a formação da equipe técnica da secretaria, análise qualitativa e quantitativa de grandes geradores, planejamento e implementação do laboratório científico, caracterização dos resíduos domésticos e definição de rotas tecnológicas, além da promoção de plantas piloto das técnicas de secagem e compostagem.

Ele lembrou que, além de adquirir conhecimento, o município se preocupou em espalhar o que aprendeu. Por conta disso, foram promovidos vários congressos, seminários, debates e workshops sobre a experiência de Jundiaí. Além disso, acordos de cooperação foram firmados com diversos municípios, entre eles Votuporanga (SP), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paulista (PE), Petrolina (PE), Lüneberg (Alemanha), entre outros.

Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/23/gestao-de-residuos-e-apresentada-em-congresso-de-municipios/