Exposição “Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento” tem início no Paço

Publicada em 20/06/2016 às 04:20
Cleber de AlmeidaO acervo conta com 22 painéis que contam a história dos Jogos Paralímpicos

O acervo conta com 22 painéis que contam a história dos Jogos Paralímpicos

Em clima de espírito olímpico, o Paço Municipal abriu para visitação, nesta segunda-feira (20), a exposição “Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP). O acervo pertence ao Memorial da Inclusão, em São Paulo, e ficará até 26 de junho em Jundiaí.

O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, participou da cerimônia de abertura juntamente com o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebiades do Nascimento Junior e do responsável pelo Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado, Sergio Gatto.

“Essa exposição traz para nós muita informação e faz com que todas as pessoas, de uma vez por todas, aprendam e entendam a garra, a força de vontade e a história dos atletas com deficiência. Que isso não passe em branco e possa agregar algo à vida de todos aqueles que ainda não dão o valor devido a esse movimento”, concluiu Maffia, lembrando também que o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) trabalha com a inclusão por meio da prática esportiva.

A exposição trazida pela SEDPcD-SP é uma síntese do acervo disposto no Memorial da Inclusão, que contém 700 peças. O trabalho foi idealizado na Virada Inclusiva 2015 e aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas, desde as primeiras disputas esportivas, com a participação de soldados que ficaram com deficiência em decorrência da 2ª Guerra Mundial, até os dias de hoje.

Gatto falou sobre a importância de contar essa história pelo País. “Jundiaí é a cidade na qual encerramos essa temporada da “Espírito em Movimento”. Aqui queremos mostrar que a história esportiva para pessoas com deficiência vem de muito anos e que, dentro dessa área, temos ótimos atletas que já trouxeram muitas medalhas para o nosso Brasil. Outro ponto é que os Jogos Paralímpicos ocorrem esse ano no País e aproveitamos para aumentar a visibilidade desse evento tão importante, mas nem sempre visto”, disse.

“A coordenadoria agradece a todos que tornaram possível essa experiência e também todos que realizam um trabalho sério buscando melhores condições de vida para essa parcela da população. Com atitudes como essa podemos ver que a pessoa com deficiência pode ser mais e ter mais espaço a partir do momento em que a sociedade se abrir para ações inclusivas, que levam informações e aproximam todos da causa pela qual tanta gente já lutou”, disse Junior.

Os alunos do Peama prestigiaram a mostra, que conta com 22 painéis, com 2,00 x 1,10m, cita modalidades e destaca atletas brasileiros, medalhistas e principais precursores do esporte adaptado.

O programa atende pessoas de toda região de Jundiaí há 20 anos e conta com uma equipe de 21 profissionais oferecendo, gratuitamente, atividades em diversas modalidades, como natação, bocha, tênis de campo, dança, capoeira, corrida de rua, vôlei, ciclismo, atletismo, caiaque, velas, stand up paddle, caveboard, slackline, escalada, basquete, futsal, handebol, futebol, caminhada e goalball.

Estiveram presentes também o secretário de Cultura, Jean Camoleze; a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o coordenador do Trabalho, Emprego e Renda, Victor Machado; e a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

A exposição é gratuita e aberta ao público.

Cleber de AlmeidaA exposição ficará até 26 de junho no Paço Municipal

A exposição ficará até 26 de junho no Paço Municipal

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/20/exposicao-jogos-paralimpicos-espirito-em-movimento-tem-inicio-no-paco/