Prefeitura age rápido para amenizar prejuízos causados pela chuva

Publicada em 06/06/2016 às 05:46
Paulo GrégioPrefeito e Gabinete de Gestão de Riscos voltam a vistoriar áreas atingidas pela chuva

Prefeito e Gabinete de Gestão de Riscos voltam a vistoriar áreas atingidas pela chuva

Uma força-tarefa de ao menos 200 pessoas que fazem parte do Gabinete de Gestão de Riscos, composto pela Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e Unidades de Serviços (US), DAE, Divisão de Trânsito da Secretaria de Transportes, Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), estão nas ruas desde a madrugada de segunda-feira (6) para atenuar o mais rápido possível os efeitos da forte chuva que castigou Jundiaí. A ação, mais uma vez, foi rápida integrada e eficiente. Não houve mortos e feridos.

Nas últimas 12 horas choveu no município 105mm, percentual considerado atípico para esta época do ano, já dentro do período de estiagem. O acumulado de chuva dos últimos três dias é de 178mm, que extrapola o esperado para o mês. Jundiaí foi incluída no grupo de cidades em estado de atenção pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Estado de São Paulo.

As equipes foram reforçadas e trabalharam na liberação de estradas, remoção de árvores e postes, vistoriaram áreas de risco e se colocaram à disposição das famílias afetadas pelo temporal. Toda a infraestrutura de máquinas e equipamentos foi acionada para suprir o mutirão de

atendimentos. Lona, água e colchões foram disponibilizados pela Prefeitura.

“Trabalhamos desde a madrugada para atender a demanda com a proposta de ajudar estas pessoas neste momento difícil. Todas as áreas que formam o Gabinete de Gestão de Riscos estão em ação para aliviar os sofrimentos das vítimas da chuva”, disse o prefeito Pedro Bigardi, que visitou as áreas atingidas logo pela manhã. “Realmente foi algo incomum e estamos preparados para cumprir nosso propósito, que é o de ajudar”, prossegue.

Os bairros mais atingidos foram Mato Dentro, Rio Acima, Jundiaí Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre. Cinco famílias, no total de 20 pessoas, ficaram desabrigadas por conta de avarias em seus imóveis provocadas pela força do vento, que chegou a 130km/h. Abrigos provisórios serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Estes pontos foram atingidos por uma corrente de ar descendente concentrada na base das nuvens. O fenômeno é chamado de microexplosão, uma espécie de colchão de ar que desce com velocidade grande e proporciona rajadas de vento muito fortes. Os efeitos são semelhantes ao de um tornado.

De acordo com especialistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas (Unicamp), o fenômeno é incomum para esta época do ano.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, disse que o trabalho de desobstrução de ruas e avenidas foi o primeiro passo para que os atendimentos pudessem ser feitos. “Estradas ficaram bloqueadas por árvores, postes e fios, mas, com o esforço de toda a equipe, conseguimos a desobstrução ainda pela manhã.”

Segundo Leite, equipes de unidades de serviços de áreas menos atingidas reforçaram a ação nos pontos mais afetados. “Estamos com todo o equipamento necessário para que a situação de caos seja contornada o mais rápido possível”, destaca.

O Grupo de Gestão de Riscos ainda não calculou o número de árvores e postes arrancados pela ação do vento. O assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, lembra que as equipes agiram rapidamente. “Nossa tarefa é ajudar e atender as anomalias para que o cotidiano desses cidadãos seja normalizado”, destacou Pires.

Paulo GrégioEquipes trabalham incansavelmente para liberar os acessos aos moradores do Mato Dentro

Equipes trabalham incansavelmente para liberar os acessos aos moradores do Mato Dentro


Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/06/prefeitura-age-rapido-para-amenizar-prejuizos-causados-pela-chuva/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br