Revitalização do Centro das Artes segue intensa

Publicada em 03/06/2016 às 03:22
Cleber de AlmeidaPrefeito e técnicos visitaram a obra

Prefeito e técnicos visitaram a obra

Quem passa pela rua Barão de Jundiaí pode não perceber, mas a movimentação é intensa por trás dos tapumes da obra de revitalização do Centro das Artes. O prédio histórico, tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), está sendo restaurado pela Prefeitura e em breve voltará a cumprir sua vocação de espaço voltado à arte e à cultura.

Na manhã desta sexta-feira (3), equipes da Prefeitura e da construtora responsável pela obra estiveram no local para uma visita técnica. O trabalho por lá não para. O telhado já foi todo restaurado mantendo a característica original e a nova configuração do prédio começa a ganhar forma. A fachada e a estrutura também serão preservadas, mas o layout

interno está sendo adaptado para receber os movimentos culturais da cidade.O prefeito Pedro Bigardi destacou que a ideia da revitalização é dar mais vida ao Centro das Artes e oferecer um novo espaço para os artistas da cidade. “Espero que a ocupação seja espontânea, uma extensão da rua”, diz, chamando a atenção para a Sala Glória Rocha. “O teatro vai ficar muito bonito, moderno e acessível. Essa foi uma preocupação do projeto, que prevê toda a acessibilidade, com elevadores, rampas de acesso, piso tátil, banheiros adaptados. Teremos um novo teatro transformado para a cidade de Jundiaí.”

O secretário de Cultura, Jean Camoleze, que também acompanhou a visita, explica que o projeto atende a uma demanda antiga dos artistas da cidade. “Além do teatro, com capacidade para 290 lugares, o local vai ganhar um miniteatro para até 80 pessoas e espaços de convivência que podem receber pequenas apresentações musicais”, ressalta.

O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, salas de ensaio, miniteatro, bilheteria, cafeteria e banheiros. No pavimento superior, vão estar mais uma sala de ensaio, o foyer, o teatro Sala Glória Rocha e banheiros.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Cultura. “Esse local tem valor histórico para a cidade. Eu mesmo, como muitos dos jundiaienses, vivi grandes momentos neste local”, lembra o prefeito.

Os secretários José Roberto Aprillanti Júnior (Obras) e Daniela da Camara (Planejamento e Meio Ambiente) também acompanharam a visita.

Cleber de AlmeidaO telhado já foi totalmente restaurado, mantendo a característica original

O telhado já foi totalmente restaurado, mantendo a característica original

Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/03/revitalizacao-do-centro-das-artes-segue-intensa/