Varejão Noturno aprova novo ‘espaço solidário’

Publicada em 02/06/2016 às 04:46
Dorival Pinheiro FilhoBanca da Acai no Varejão Eloy Chaves: espaço solidário e boa comida

Banca da Acai no Varejão Eloy Chaves: espaço solidário e boa comida

A criação do primeiro espaço solidário no programa Varejão Noturno, às quartas-feiras no Eloy Chaves, está sendo aprovada por participantes e visitantes. A banca de massas e caldos da Associação de Combate à Aids Infantil (Acai) está gerando boas expectativas para a entidade e também teve atestados seus produtos como macarrão, nhoque e caldos.

“Esse é um projeto-piloto que resolvemos testar neste ano. A qualidade está muito boa e o objetivo principal é que possa contribuir com os projetos da entidade”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira Oliveira.

Com atendimento a 57 crianças entre 0 e 12 anos de idade portadoras do vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida, incluindo o apoio para suas famílias de Jundiaí e cidades vizinhas, a entidade lida com um grupo mensal em torno de 160 pessoas. São funcionários, alimentos, imóvel e atividades.

A inserção no programa Varejão Noturno teve parceria com o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi. Um dos motivos é a enorme popularidade dos varejões noturnos (que foram ampliados de um para quatro desde 2013), que por sua vez são parte da grande rede municipal de abastecimento da Prefeitura de Jundiaí, que inclui varejões diurnos, feiras livres, bancas do produtor na praça, bancas do circuito das frutas nos terminais, bancas de pesca econômica e as feiras orgânicas, em um total de mais de 65 pontos espalhados pela cidade.

“Todo esse sistema também fortalece a economia local, fazendo a produção e a renda circularem dentro da comunidade”, destaca Valéria.

Para a Acai, presidida por Flávia Botelho (que coloca literalmente a mão na massa ao lado dos parceiros do projeto), a expectativa do investimento é positiva com a aceitação dos visitantes da feira noturna semanal. “São mãos de ouro”, destaca a diretora da entidade, Rita de Cássia Augusto. Além da participação no Varejão Noturno do Eloy Chaves, a associação também destaca a importância da Feira da Amizade (que foi retomada em 2013 e tem nova edição em setembro) e de iniciativas próprias como uma feijoada neste mês. Além da banca, o contato com a entidade pode ser feito pelo telefone (11) 2816-2938.

Para a Prefeitura de Jundiaí, a sinergia entre objetivos econômicos e sociais é um tema bastante presente. Além das datas permanentes, participantes do Varejão Noturno também tem sido uma atração em eventos especiais ao longo do ano.

Porções de massas e de caldos foram o foco definido pela Prefeitura: boa aceitação

Porções de massas e de caldos foram o foco definido pela Prefeitura: boa aceitação


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/02/varejao-noturno-aprova-novo-espaco-solidario/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br