Professores da EJA participaram de palestra sobre direito do idoso

Publicada em 01/06/2016 às 03:19
Alessandro RosmanResponsável pela coordenadoria, Cláudia Regina Sartori falou com o grupo

Responsável pela coordenadoria, Cláudia Regina Sartori falou com o grupo

Professores do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Dr. André Franco Montoro (CMEJA), da Secretaria de Educação, participaram, nesta quarta-feira (1), de uma atividade desenvolvida pela Coordenadoria do Idoso. Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, comemorado em 15 de junho, a responsável pela coordenadoria, Cláudia Regina Sartori, ministrou uma palestra para o grupo.

“A ideia é discutir os direitos dos idosos para que os professores levem esse assunto aos alunos. Cerca de 90% da violência e do abuso contra a pessoa idosa é por familiares, ou seja, dentro de casa”, destacou Cláudia.

Além da violência física, a coordenadora enfatizou a violência financeira e psicológica. “Muitos fazem empréstimos consignados em nome dos idosos, falam que a pessoa não presta mais para nada, enfim. O idoso não reclama contra a família porque tem medo de perdê-la e sofre calado. Temos de abordar essas questões e encorajar as pessoas a pedirem ajuda pelo disque 100, ou nas Unidades Básicas e Saúde ( UBSs) e nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, acrescentou.

De acordo com o supervisor do CMEJA, Cassiano Luz, a partir dessa atividade, a escola vai desenvolver projetos para os alunos tanto da Educação Fundamental quanto do Ensino Médio da escola, no Complexo Argos, e dos núcleos descentralizados. “Verificamos junto aos educandos e educandas a necessidade de discutir essa temática e a violência contra a mulher. Vamos aproveitar a data especial e iniciar um trabalho diferenciado.”

Atendimento – No próximo dia 15, a Coordenadoria do Idoso vai promover um ato para marcar a assinatura da criação da rede de acompanhamento e encaminhamento do idoso em Jundiaí. O documento foi desenvolvido a partir de estudos com vários setores dentro da Prefeitura.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/06/01/professores-da-eja-participaram-de-palestra-sobre-direito-do-idoso/