Campanha alerta sobre importância da prevenção do câncer bucal

Publicada em 30/05/2016 às 04:12
Reprodução

Alertar a população para a importância do autoexame na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Esse é o foco da campanha “Sorria para a vida”, que a regional de Jundiaí da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), com apoio da Prefeitura, promove anualmente na cidade. Este ano, a ação está marcada para o dia 11 de junho (sábado), das 9h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no

Centro, e terá como tema “Tudo começa aqui. Boca saudável, corpo saudável”.O presidente da regional, José Antônio Kachan Júnior, explica que o câncer bucal é uma doença silenciosa e grave, que atinge cerca de 15 mil pessoas por ano. Segundo ele, mais de 30% das pessoas diagnosticadas com a doença morrem. “Mas o diagnóstico precoce pode reduzir muito esse índice de óbitos. É por isso que fazemos essa campanha anual”, diz Kachan, destacando que a doença tem crescido de forma alarmante na população jovem. “Uma das causas é a infecção por HPV, vírus contraído por contato sexual desprotegido”, alerta.

Em Jundiaí, a ação contará com 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, que atenderão a população nos dois consultórios que serão montados na praça.

Conforme explica Kachan Júnior, as pessoas que passarem pelo local passarão por uma avaliação. Os casos suspeitos serão encaminhados para o ambulatório do hospital São Vicente e para o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), da Secretaria de Saúde, para o tratamento.

Durante a ação os profissionais também vão ensinar e orientar as pessoas como fazer o autoexame bucal, além de distribuírem folhetos explicativos. “Nossa expectativa é atender 1.500 pessoas”, estima Kachan Júnior.

Sintomas – A principal orientação dos profissionais é criar o hábito do autoexame e, caso perceba algum sintoma, procurar um dentista imediatamente. Os principais sintomas são feridas e aftas por mais de 15 dias e manchas escuras na língua, céu da boca ou bochecha, além da presença de nódulos nas vias aéreas. “Como cirurgião-dentista tenho percebido que os pacientes demoram muito para procurar ajuda, retardando muito o diagnóstico”, afirma Kachan Júnior.

Até pouco tempo atrás, o câncer era mais comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Mas a campanha deste ano também chama a atenção para a grande incidência da doença em adultos mais jovens, entre 35 e 45 anos, que também têm o HPV (doença sexualmente transmissível). Um estudo do Hospital AC Camargo aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o HPV.

A ação também conta com apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) e do Hospital São Vicente.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/30/campanha-alerta-sobre-importancia-da-prevencao-do-cancer-bucal/