Prefeitura cria 3.200 vagas em creches em 3 anos

Publicada em 25/05/2016 às 11:30
Alessandro RosmanRede atende mais de 6 mil crianças de 0 a 3 anos

Rede atende mais de 6 mil crianças de 0 a 3 anos

A Secretaria de Educação criou, em três anos, mais de 3.200 vagas em creches. Isso foi possível graças à construção de novas salas, à compra de vagas em escolas conveniadas e ao planejamento constante de ações. Hoje, a rede atende mais de 6 mil alunos de 0 a 3 anos.

“Só em 2016, foram adquiridas mais de 600 novas vagas e a secretaria está ampliando as aquisições. Das 2.680 crianças em fila de espera no início da atual administração, herdada do governo passado, chegou-se, em junho de 2015, a reduzir este total para cerca de 1500”, informa o secretário de Educação, José Renato Polli.

A pasta também melhorou o processo de inscrição. Com isso, foi possível verificar que houve

um grande fluxo migratório na cidade, com famílias vindo de outros estados e uma incorporação no sistema de inscrição de muitas famílias que antes mantinham seus filhos na rede privada.

“Mesmo com este crescimento da procura, mantivemos o controle em patamares próximo ao do início da administração”, destaca o secretário, observando que ainda está prevista para os próximos dias a abertura de mais uma nova creche com capacidade para 150 crianças e outra está em construção. “Fora isso, a secretaria tem investido na recuperação dos espaços escolares das creches, proporcionando ambientes mais agradáveis e acolhedores para as crianças.”

Mais ações – Além das creches, os segmentos de Educação Infantil 2, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos também têm recebido investimentos. Nesta administração, três novas escolas foram inauguradas; foram criadas duas Pré-Escolas em período integral, uma novidade na região; 50 unidades passaram por reformas e ampliações; a merenda escolar está mais nutritiva e balanceada; os profissionais da educação foram valorizados e estão tendo a oportunidade de fazer diversas formações; houve a descentralização da Educação de Jovens e Adultos; foi doada uma área de quase 24 mil metros para o Instituto Federal construir um campus em Jundiaí; todos os alunos da creche ao fundamental, inclusive os de escolas conveniadas e entidades contratadas, receberam material escolar; e, pelo terceiro ano

consecutivo, cerca de 27 mil estudantes da Pré-Escola ao Ensino Fundamental recebem kit de uniforme escolar com 11 peças.

Alessandro RosmanRefeições são mais nutritivas e balanceadas

Refeições são mais nutritivas e balanceadas

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/25/prefeitura-cria-3-200-vagas-em-creches-em-3-anos/