Nova “Cidade Mirim” moderniza educação de trânsito no Parque da Cidade

Publicada em 25/05/2016 às 10:15
DivulgaçãoCidade Mirim vai orientar crianças sobre diversos modais da mobilidade urbana

Cidade Mirim vai orientar crianças sobre diversos modais da mobilidade urbana

Um novo sistema de educação no trânsito organizado pela Prefeitura Municipal (em cooperação das secretarias de Transportes, Esportes e Educação e da DAE) passa a funcionar a partir da segunda-feira (30) em uma estrutura permanente de 1,2 mil metros quadrados no Parque da Cidade. A “Cidade Mirim” vai simular uma cidade completa, com sistema viário, travessias semaforizadas, faixas de pedestres, ponto de ônibus, ciclofaixas e ciclovias. Para muitos dos técnicos envolvidos trata-se de uma das iniciativas mais modernas do Estado de São Paulo nesse foco educativo.

Com essa nova estrutura, as crianças serão orientadas sobre o comportamento adequado e a atenção no trânsito das cidades de forma lúdica mas bem próxima da realidade. “Queremos que as crianças adotem comportamentos seguros, evitando acidentes e também serem vítimas no trânsito”, afirma o diretor da Secretaria de Transportes Rogério Alves.

O local também vai estar pronto para receber espetáculos teatrais, exibição de vídeos educativas sobre o tema e outras atividades na área de mobilidade, segurança e cidadania.

A pista será permanente e vai receber atividades extraclasse da rede municipal de ensino ou outras instituições educacionais. Um dos objetivos da cooperação da Secretaria Municipal de Educação com o projeto é aumentar o percentual de escolas com atividades relacionadas com o trânsito e a mobilidade.

O Parque da Cidade fica na rodovia João Cereser, km 66, Pinheirinho. Bicicletas – Durante todo o mês de maio foram feitas ações da campanha Maio Amarelo como palestras em empresas e escolas, blitzes educativas ou atividades do programa “Na Pista Certa”. Na terça-feira, (31) será a vez dos ciclistas contarem com um passeio orientado na ciclofaixa temporária que vai ser instalada na avenida Nove de Julho, entre a rua São Lázaro e o bolsão sob o viaduto da avenida Jundiaí, a partir das 17 horas (com concentração inicial na esquina da São Lázaro). Com a campanha, aproximadamente 20 mil pessoas foram orientadas sobre um trânsito mais seguro em Jundiaí ao longo do mês.

Cleber de AlmeidaMascotes Farolito e Faixolita chamam atenção para carros e pedestres

Mascotes Farolito e Faixolita chamam atenção para carros e pedestres

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/25/nova-cidade-mirim-moderniza-educacao-de-transito-no-parque-da-cidade/