Arte Eco abre Semana do Meio Ambiente na segunda (30)

Publicada em 25/05/2016 às 12:21
Arquivo – PMJ

Uma feira com produções artesanais totalmente orientadas para materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados é a primeira atração da Semana do Meio Ambiente 2016 e acontece de segunda-feira (30) a sexta-feira (3) no pátio interno do Paço Municipal.

Além da feira, a programação inclui diversas oficinas, como de hortas urbanas, jardinagem, plantas não-convencionais ou conversa sobre orgânicos, atividades físicas como o pedalão solidário, dança circular ou ioga e caminhada consciente, atividades de educação ambiental, palestras sobre acessibilidade de unidades ambientais ou monitoramento de fauna na Serra do Japi, filmes e capacitações para servidores municipais e até intervenção comunitária direta na bacia do rio Jundiaí-Mirim.

Veja a programação completa em

“É a quarta edição do evento realizado pelo Jundiaí Feito à Mão, um programa de valorização do artesanato que é voltado exclusivamente para moradores da cidade e que tem surpreendido cada vez mais pela qualidade dos trabalhos”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

A agenda unificada da Semana do Meio Ambiente 2016 foi organizada dentro da diretiva de educação ambiental do Programa Município Verde e Azul (PMVA), reunindo ações com as diversas secretarias, diretorias e instituições parceiras.

“Como gestores locais do programa, fazemos uma ponte entre os diversos setores”, afirma o diretor setorial Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Reuso criativo – Aberto para os produtores cadastrados no programa e selecionados pelo uso de técnicas que unem esses critérios de criatividade e sustentabilidade, o crescimento de participantes mostra que a relação com o meio ambiente tem sido cada vez maior no setor.

“Precisamos lembrar que o contato direto entre produtor e moradores, como ocorre em outras áreas, também fortalece a circulação na economia local”, acrescenta Valéria.

Para os participantes, a oportunidade da mostra é disputada porque é um local de grande movimento de pessoas e também gera encomendas e contatos para futuras parcerias. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Administração, que administra o Paço.

Arquivo – PMJSeleção de artes com materiais reaproveitados abre programação

Seleção de artes com materiais reaproveitados abre programação

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/25/arte-eco-abre-semana-do-meio-ambiente-na-segunda-30/