Frutas ganham seleção eletrônica no Traviú

Publicada em 24/05/2016 às 03:53
Paulo GrégioA secretária Valéria Silveira de Oliveira, da Agricultura, Abastecimento e Turismo, durante visita

Com quase 30 produtores envolvidos em sua dinâmica, a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias (NSV Frutas) é uma das maiores processadoras de caqui na região e a nova máquina eletrônica de classificação de frutas também vai funcionar com outras frutas, como ameixa, pêssego, nectarina, nêspera e outras.

“Esse avanço vem nos permitir um trabalho ainda mais organizado. O fato de termos uma cooperativa aqui nos faz lembrar que o próprio bairro rural do Traviú surgiu de um grupo de imigrantes italianos da região do Vêneto que comprou essas terras graças à sua união”, afirma o atual presidente da NSV Frutas, Orlando Steck.

O equipamento organiza a seleção das frutas e depois organiza sua circulação entre as equipes de embalamento. Uma segunda etapa está pronta também com circulação permanente das embalagens de papelão, criada também pela cooperativa em 2002, por toda a linha de trabalho.

Entre agricultores experientes e as novas gerações, criou-se um elo pela facilidade com que estes lidam com os comandos eletrônicos e as referências de produção e mercado acumuladas pelos primeiros. Além de Jundiaí e Louveira, o sistema envolve propriedades em outros municípios e gera pelo menos 170 empregos diretos.

A inovação no processamento e anteriormente nas embalagens segue uma filosofia adotada pela cooperativa, em que a qualidade das frutas é feita no campo, mas a conservação desta qualidade exige uma embalagem que ofereça proteção, boa apresentação, informações sobre os produtos, racionalização do transporte e armazenagem. De acordo com a cooperativa, todas as embalagens são paletizáveis, novas, limpas e secas dentro de padrões gerais a cada fruta.