CEU das Artes será inaugurado no sábado (28)

Publicada em 23/05/2016 às 01:29
Arquivo – PMJEquipamento reúne atividades culturais e esportivas, além de atendimento social

Equipamento reúne atividades culturais e esportivas, além de atendimento social

O Centro das Artes e dos Esportes Unificados, o chamado de CEU das Artes, no Jardim Vista Alegre, será inaugurado no sábado (28), às 10h. O novo equipamento conta com espaços culturais, esportivos e de assistência social para atendimento dos moradores do Vista Alegre, Parque Centenário, Terra da Uva, Parque dos Ingás e Morada das Vinhas.

A estrutura contou com investimento de R$ 2,5 milhões – provenientes de recursos federais e contrapartida municipal. São 6,5 mil metros quadrados de área total, sendo 1.034 metros quadrados de construção, distribuídos entre quadra coberta, pista de skate, playground, sala de ginástica, biblioteca, telecentro e um miniteatro.

O espaço vai ter ocupação múltipla, que envolve três secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer e de Cultura, além da Coordenadoria da Juventude.

Na área de assistência social, o CEU vai contar com um centro de referência (CRAS); na parte cultural haverá sala multimídia, anfiteatro com capacidade para 60 pessoas, biblioteca e espaços para oficinas; e, na esportiva, quadra coberta, pista de skate, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e playground.

As oficinas que vão ser oferecidas à população na localidade são: maracatu, kendô, jardinagem, movimento corporal, teatro, capoeira, grafite, artesanato, cineclube, fotografia, ginástica corporal, futsal, karatê, zumba, aula de percussão e o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas oficinas são promovidas pelas Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer e de Cultura, aliados ao fomento da comunidade que participa ativamente das propostas.

O Centro de Artes e Esportes Unificados é o primeiro equipamento público da cidade que tem um modelo de gestão compartilhada com a sociedade. O Conselho Gestor do CEU das Artes, empossado no último dia 18, é composto por nove titulares, sendo três representantes da Prefeitura, três da sociedade civil e três representantes dos usuários, e seus respectivos suplentes. O mandato do conselho é de dois anos.

Para o diretor de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Kleberson Alexandro Pinto, o equipamento vai gerar um maior fomento às atividades culturais na localidade. “Percebemos um crescimento da participação da população e agora com o equipamento montado e as atividades acontecendo, a tendência é de que tenhamos agenda repleta dentro de seu horário de funcionamento”, salientou.

Programação – No sábado (28), inúmeras atividades recheiam a agenda para comunidade. Às 8h30, ginástica para mulheres inaugura o espaço. Em seguida, às 10h, o público poderá prestigiar contações de histórias: “Os Três Desejos” e “Do pouco se faz muito”.

Após a cerimônia oficial de abertura, por volta das 10h30, estão programados ainda exibição do documentário “Bandas pelos salões da Terra da Uva”; roda de samba; zumba; capoeira; futebol; pintura de rosto e ocupação hip-hop com Dj’s, rappers e outras atrações.

Haverá ainda shows musicais da banda Patrulha Noturna, com uma seleção de rock clássico; do Trio Serelepe, de forró pé de serra; do sambista João Fernandes; e do grupo de Folia de Reis “Os filhos de Belém”.

O Ceu das Artes fica na rua Cabo Edivaldo Quirilo Santana, esquina com rua Diácono Sebastião Cegobias Filho, s/ nº, Vista Alegre. A entrada é gratuita.

Arquivo – PMJGestão compartilhada conta com apoio da comunidade local

Gestão compartilhada conta com apoio da comunidade local

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/23/ceu-das-artes-sera-inaugurado-no-sabado-28/